10 cafés da manhã diferentes pelo mundo

Você sabia que o café da manhã é muito diferente dependendo do país e da região? Separamos alguns dos mais interessantes nesta lista

4 jul 2022 - 09h23

Para a maioria dos brasileiros, começar o dia com um pão com manteiga e um pingado é fundamental. Tanto que nem imaginamos o quanto o café da manhã em outros países pode ser diferente. Mas, a verdade é que cada região tem suas tradições, inclusive na primeira (e mais importante) refeição do dia.

O Degusta selecionou alguns dos cafés da manhã mais diferentões que existem pelo mundo, claro que há variações de todos eles, mas dá pra ter uma boa ideia do que você vai encontrar pela frente caso deseje passar um tempo em algum desses lugares. 

Publicidade

1- Holanda

Hagelslag
Hagelslag
Foto: RG-vc / iStock

Os holandeses também gostam de comer torradas no café da manhã, mas a receita é um pouco diferente da nossa. O prato é chamado Hagelslag e é composto por uma torrada com manteiga, nutella ou creme de amendoim por cima, coberto com granulados de chocolate. Isso mesmo, é uma torrada com cobertura de granulado, uma combinação pra lá de estranha. 

2- Japão

Sopa de missô
Foto: Yagi-Studio / iStock

O café da manhã japonês é bem completo e mais parece um almoço ou uma janta, se compararmos com as refeições brasileiras. Os pratos mais comuns são: sopa de missô, legumes, arroz, peixes e tamagoyaki, que é uma omelete doce enrolada. 

3- Alemanha

Pretzel
Foto: bhofack2 / iStock

O café da manhã alemão, ou  frühstück, também tem bastante sustância. Salsichas, frios, pretzels, queijos, pães, ovos cozidos e frutas frescas compõem o cardápio, que não é tão diferente dos cafés da manhã que encontramos em hotéis brasileiros. Então, esse dá para encarar mais fácil. 

4- Tunísia

Foto: Candice Bell / iStock

Um café da manhã completamente diferente do que temos aqui é o da Tunísia. Um dos pratos mais tradicionais é o lablabi, uma sopa de grão-de-bico temperada, que é personalizada ao gosto de quem vai comer. Às vezes, ela é complementada com pedaços de pão crocante, iogurte, azeitonas, entre outros ingredientes. 

Publicidade

5- Indía 

Chapati
Foto: subodhsathe / iStock

O pão Chapati, parecido com o pão sírio, é bem comum nos cafés da manhã indianos, além dos Parathas e Puris, massinhas fritas que parecem pastel. Outros itens que compõem a mesa durante essa refeição são: lentinhas, salsichas vegetarianas, tofu indiano, batata assada e torrada com banana e pimenta. 

6- Inglaterra

Full English Breakfast
Foto: vasiliybudarin / iStock

Muito famoso ao redor do mundo, o café da manhã inglês (chamado de Full English Breakfast ou Full English Fry-up) é conhecido por ser bem pesado, isso porque inclui feijão, bacon, ovos, linguiças, torradas e um tipo de chouriço. Essa refeição, geralmente, é mais consumida aos sábados ou em ocasiões especiais, durante a semana eles preferem uma tigela de cereal mais comum.

7- Jamaica

Ackee com peixe salgado
Foto: bonchan / iStock

O café da manhã jamaicano pode estranhar muitos brasileiros, isso porque eles costumam comer ackee com peixe salgado. Ackee é uma fruta muito comum no país, que parece uma mistura de pera com guaraná. A fruta é refogada com bacalhau, tomates, alho, pimenta e cebola, formando um prato que reúne sabores doces, salgados e picantes.

8- Itália

Cornetto
Foto: tanukiphoto / iStock

Pela manhã, a pedida mais clássica dos italianos é o café expresso ou cappuccino, que é geralmente acompanhado por um doce, como um cornetto ou croissant, que podem ser recheados com creme ou nutella. Outro item que faz sucesso no café da manhã italiano é o sfogliatelle, uma massa crocante tipo mil folhas com recheio doce de ricota. 

Publicidade

9- China

Baozi
Foto: insjoy / iStock

Um dos pratos mais comuns no café da manhã dos chineses são os yòu tiáo, palitos de massa frita servidos junto com leite de soja. Outro queridinho é o bāozi, que são pãezinhos recheados feitos no vapor, eles podem ser encontrados em todos os formatos e tamanhos e possuem centenas de variedades de recheio.

10- Costa Rica

Gallo Pinto
Foto: Stanislav Ostranitsa / iStock

O prato matutino mais comum na Costa Rica é o Gallo Pinto, que é uma refeição completa. Mistura de arroz, feijão vermelho ou preto frito na frigideira com pimentão, cebola e coentro, podendo vir acompanhado de ovos, banana-da-terra frita, entre outros. 

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações