Shoppings de SP promovem atividades gratuitas no aniversário da cidade

Programação inclui tour pelos principais pontos da metrópole, atividades físicas e atrações científicas

23 jan 2019 - 08h13
(atualizado às 11h55)
Passeio comemora o aniversário da cidade de São Paulo com visita a pontos históricos.
Passeio comemora o aniversário da cidade de São Paulo com visita a pontos históricos.
Foto: Shopping Light/Divulgação / Estadão

Diversas atividades tomarão conta da cidade de São Paulo nesta sexta-feira, 25, para comemorar os 465 anos da metrópole. Muitas delas são gratuitas e algumas serão oferecidas pelos shoppings paulistanos.

Para aqueles que gostam de história, o Shopping Light vai promover o Walking Tour Edição Especial Aniversário de São Paulo, em que os participantes poderão conhecer os principais pontos do centro da cidade e ambientes internos do prédio.

Publicidade

Durante a década de 1990, o Edifício Alexandre Mackenzie sediou a Companhia Light de Energia Elétrica e depois a Eletropaulo. Em 1999, o local foi restaurado e passou a ser um centro comercial.

A expectativa é que 300 pessoas participem da ação, que contará com diversos guias de turismo para acompanhar os grupos. O passeio será orientado em português, inglês e, novidade este ano, em Libras. Tradicionalmente, o Walking Tour ocorre a cada último domingo do mês.

O ponto de encontro será no Novotel Jaraguá, localizado próximo ao Shopping Light, a partir das 9h30 e é preciso fazer inscrição para participar (leia mais abaixo). Os inscritos receberão um kit especial com itens de café da manhã e uma mochila personalizada.

O roteiro inclui caminhadas por locais importantes para a história da cidade de São Paulo, como Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Rua São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio, praça e catedral da Sé, Largo São Francisco, entre outros.

Publicidade

Já o roteiro interno no Shopping Light segue com a visita ao elevador, escadarias, cobertura e outros locais que reúnem fatos interessantes da década de 1920. A ideia é abordar toda a história que permeia o local.

Atividades físicas

Para quem quer uma programação mais agitada, o Top Center Shopping, localizado na Avenida Paulista, vai animar a manhã de sexta-feira com aulas de Fit Dance e Zumba.

A ação #VemProAulão é realizada em parceria com a academia Bio Ritmo e disponibiliza 50 vagas para cada atividade. Também é preciso se inscrever antes (leia mais abaixo).

Com o auxílio de um professor, os participantes vão aprender coreografias em 40 minutos de aula, feita em plena avenida que estará fechada para veículos devido ao feriado.

Publicidade

Cada pessoa que realizar a inscrição prévia ganhará um kit especial composto por itens de lojas parceiras do shopping, que inclui brindes de alimentação e esportes, por exemplo. A aula de Fit Dance vai começar às 10h30 e a de Zumba, às 11h30.

Além de comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, a ideia da ação é incentivar as pessoas a praticar exercícios físicos regularmente. As modalidades apresentadas no dia do evento são danças aeróbicas que promovem a boa forma.

Exposição artística

O Shopping Cidade São Paulo, também na Avenida Paulsita, vai comemorar os 465 anos da cidade com uma exposição de fotos registradas por usuários do Instagram.

A mostra #SPdaGaroa465 conta com 31 obras selecionadas ao longo de dois anos sob o tema Grafite e Arte Urbana, que destaca personagens e lugares vinculados ao cotidiano da capital.

Publicidade

Será possível ver gafites que homenageiam, por exemplo, Adoniran Barbosa e o arquiteto Oscar Niemeyer, pintados pelo artista plástico Eduardo Kobra.

Algumas fotos terão QRCodes com o trajeto até o local original do grafite ou intervenção cultural na cidade. Basta escanear para traçar a rota e curtir o roteiro cultural. As telas ficarão expostas na entrada principal do shopping, na Avenida Paulista, 1.230, até o dia 5 de fevereiro.

Atrações científicas

Para quem gosta de ciência, o Cidade São Paulo também vai promover experimentos do Museu Catavento na praça de eventos do ponto comercial. Gratuita, a programação inclui experimentos de física, química, biologia e astronomia.

O objetivo é aproximar o público do mundo científico, despertando a curiosidade e a interação com a ciência de uma forma leve, descontraída e didática.

Entre os experimentos, será possível arrepiar os cabelos, literalmente, com o gerador de Van de Graaff. Os visitantes também vão poder gerar energia em uma bicicleta com simples pedaladas e se sentar em um banco feito de pregos sem se machucar.

Publicidade

Serviço

Walking Tour Edição Especial Aniversário de São Paulo (Shopping Light)

Data:

25 de janeiro

Preço: Gratuito

Ponto de encontro: Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71)

Inscrições: (11) 3154-2299 ou e-mail recepcao.light@gazitbrasil.com (inscrições limitadas)

Horário: das 9h30 às 12h

Fit Dance e Zumba na Avenida Paulista (Top Center Shopping)

Data: 25 de janeiro

Publicidade

Preço: gratuito

Local: Top Center Shopping - Entrada Principal (Avenida Paulista, 854)

Inscrições: (11) 3145-1710 ou pelo e-mail recepcao.topcenter@gazitbrasil.com (vagas limitadas - 50 vagas por aula)

Horário: 10h30 (Fit Dance) e 11h30 (Zumba)

Exposição #SPdaGaroa465

Data:

até 5 de fevereiro de 2019

Preço: gratuito

Local: Entrada principal do Shopping Cidade São Paulo (Avenida Paulista 1.230)

Publicidade

Museu Catavento no Shopping Cidade São Paulo

Data:

10 a 30 de janeiro de 2019

Preço: gratuito (indicado para qualquer idade; crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis)

Local: Praça de eventos do Shopping Cidade São Paulo

Capacidade: 40 pessoas por vez

Horário: das 12h às 20h

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações