Pessoas que têm prazer sexual com atividade física: o que é 'coregasmo'?

Veja quais são os exercícios que podem levar a este tipo de prazer; e não estamos falando de esfregar a parte íntima em bancos ou em barras

8 mai 2024 - 10h07
(atualizado às 10h07)

Existem vários tipos de orgasmo. Os mais comuns são os proporcionados por relações íntimas ou masturbação. Mas existe um tipo de orgasmo que pode acontecer durante a atividade física. Se chama de "coregasm". A palavra é uma mistura dos termos em inglês "core", que significa "centro" ou "núcleo", e "gasm", derivada do termo "orgasmo". No português, "coregasmo". 

Prazer sexual na atividade física: o que é "coregasmo"?
Prazer sexual na atividade física: o que é "coregasmo"?
Foto: miniseries

Ao Terra, a sexóloga Camila Gentile explica que o orgasmo durante atividades físicas pode acontecer estimulado através de uma série de eventos e contrações dos músculos do centro do corpo.

Publicidade

"A região do 'core' contempla os músculos abdominais, da lombar, da pelve e do quadril. O 'core orgasmo' é nada mais nada menos do que algumas atividades físicas que podem levar ao orgasmo. E não estamos falando de esfregar a parte íntima em bancos de academia ou em barras", diz. 

A sexóloga e educadora sexual Aryanne Marques esclarece que o "coregasmo" não tem nada a ver com prazer em praticar atividade física, mas sim com o efeito dos estímulos de alguns exercícios.

"A ativação desse grupo muscular pode enviar sangue para região, o que facilita essa sensação que é física e ao mesmo tempo química de sentir prazer"

Aryanne Marques, sexóloga e educadora sexual

É mais comum que mulheres tenham "coregasmos", mas homens também podem sentir algo semelhante. "Embora a ciência ainda não tenha todas as respostas, os especialistas acreditam que o coregasmo pode ser resultado da estimulação contínua do clitóris e da próstata durante o exercício", diz a sexóloga Camila Gentile. 

Conheça os exercícios que podem levar ao "coregasmo"

  • Abdominais: O clitóris e a próstata podem ser estimulados por movimentos repetitivos da musculatura abdominal. 
  • Agachamentos: "Esse exercício envolve uma série de músculos do core e também pode gerar estimulação suficiente para desencadear um 'coregasmo'", diz Gentile. 
  • Levantamento de peso: Quando os exercícios envolvem a contração dos músculos abdominais e pélvicos, é possível chegar a orgasmos durante o treino. 

Mas também é possível sentir esse tipo de prazer com outros exercícios físicos, segundo a sexóloga Camila Gentile. "De  uma forma geral: os exercícios de pilates, pompoarismo, ciclismo, abdominais, spinning, yoga, se feitos de forma adequada podem resultar também em muitas sensações prazerosas", diz.

Publicidade

8 sinais de que uma pessoa está a fim de você 8 sinais de que uma pessoa está a fim de você

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações