Termogênicos para emagrecer: 4 opções que realmente funcionam

Nutricionista indica opções úteis quando combinadas com uma dieta equilibrada e atividade física regular

25 mai 2024 - 10h03
(atualizado às 15h33)
Resumo
A nutricionista Marcella Oliveira do Hospital São Marcelino Champagnat indica quatro termogênicos para emagrecimento: pimenta caiena, chá verde, gengibre e café.
Termogênicos para emagrecer
Termogênicos para emagrecer
Foto: Shutterstock / Sport Life

Emagrecer é um tipo de assunto complexo para maioria, ou seja, pensa que para atingir esse objetivo é preciso renunciar a vários tipos de consumo. Porém, não é bem assim que funciona e nesse sentido a nutricionista do Hospital São Marcelino Champagnat Marcella Oliveira vai indicar quatro termogênicos para emagrecer.

Primeiramente, qual é o papel do termogênico nessa proposta?

"É importante lembrar que os alimentos termogênicos não são uma solução mágica para a perda de peso, mas podem ser úteis quando combinados com uma dieta equilibrada e atividade física regular", disse Marcella em entrevista concedida para o Sport Life.

Publicidade

Os quatro termogênicos para emagrecer

Pimenta caiena

Há a substância chamada capsaicina, que detém propriedades termogênicas. "Aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias. Além disso, a capsaicina pode reduzir o apetite, o que ajuda a controlar a ingestão de alimentos", confirma Oliveira.

Chá verde

Essa bebida comporta catequinas, composto natural que pode aumentar o gasto energético do corpo e a oxidação de gordura. "Beber chá verde regularmente pode ajudar a impulsionar o metabolismo e a queimar mais calorias. Além disso, o chá verde é uma ótima fonte de antioxidantes, que pode promover a saúde em geral", complementa a profissional.

Gengibre

"Conhecido por suas propriedades termogênicas, que podem ajudar a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias. Também tem propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar a digestão, o que é benéfico para o processo de perda de peso", acrescenta.

Café

"A cafeína é um estimulante que pode aumentar a taxa metabólica e a energia. Isso pode ajudar a queimar calorias extras, especialmente quando consumido antes do exercício. No entanto, é importante consumir café com moderação e não exagerar na ingestão de cafeína, pois o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais negativos", orienta a nutricionista.

Publicidade

Palavra final

"A chave para a perda de peso é manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e consultar um nutricionista para um plano personalizado. A inclusão desses alimentos termogênicos na sua dieta deve ser feita com moderação e como parte de uma abordagem global para o emagrecimento", encerra Marcella Oliveira.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se