A atriz americana Anne Hathaway viajou a Roma nesta sexta-feira (23) para participar do funeral do estilista italiano Valentino Garavani, ícone da alta-costura e que morreu na última segunda (19), aos 93 anos de idade.
Hathaway compareceu na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri e deu um longo abraço nos familiares de Valentino, fundador de uma grife homônima que hoje é controlada por um grupo de investimentos do Catar.
A atriz vencedora do Oscar colaborou com o estilista durante duas décadas e, em publicação nas redes sociais nesta semana, o definiu como um "titã da moda", mas também como um "estimado amigo que enviava flores todos os anos no aniversário".
"Ele era meu parceiro de dança e karaokê em tantas noites alegres e tornou meu mundo muito mais brilhante, grandioso e encantador do que eu jamais poderia ter imaginado. Quando me casei, em 2012, ele se ofereceu para fazer um vestido de noiva sob medida para mim, um gesto tão generoso que ainda me emociona", contou Hathaway.
Natural de Voghera, Valentino se tornou um dos nomes mais lendários da moda italiana e internacional. Ao longo de sua carreira, trabalhou com inúmeros símbolos da alta sociedade e do entretenimento, desde a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy Onassis até Elizabeth Taylor, Sharon Stone, Linda Evangelista e Gisele Bündchen.
Ele fundou a grife Valentino, com sede em Milão, em 1960, e só deixou o comando da maison em 2007. Cinco anos depois, a marca foi vendida à empresa Mayhoola for Investments, do Catar, com o grupo Kering adquirindo, em 2023, uma participação de 30% no negócio.