Treinar o algoritmo do Instagram requer constância no formato e periodicidade das postagens, fator essencial para ampliar o alcance e otimizar os resultados digitais.
O que você anda postando no Instagram tem constância e coesão? Letícia Vaz, especialista em empreendedorismo, explica que é preciso treinar o algoritmo da rede social para que o seu conteúdo seja entregue com mais rapidez e a mais pessoas.
"O algoritmo se acostuma com o que você entrega, e entender isso vai mudar completamente o seu jogo no digital. Por isso que a maior parte das influenciadoras que explodiram no último ano tem sempre um formato fixo. Seja um bordão para começar o vídeo, seja um formato de edição ou um formato de gravação", inicia Letícia.
Ela continua dando como exemplo o cardápio de um restaurante. Ao se dar conta de quais pratos têm tido maior saída, ou seja, que os clientes gostam mais, fica mais fácil organizar o estoque.
"Quando você tem essa previsibilidade, você já sabe quais os materiais você precisa comprar. O tanto de molho, o tanto de queijo, o tanto de massa, e isso acontece igualzinho no Instagram. Não quer dizer que você não precisa ter vários formatos. Mas quer dizer que tem aquele formato que você vai testar e encontrar que vai mudar o seu jogo no digital. E se manter constante e fiel a ele, vai treinar o seu algoritmo pra entregar o seu conteúdo pra pessoa certa", explica a empresária.
Letícia acrescenta que, além do formato, é preciso ficar atento à periodicidade das postagens para não "confundir" o algoritmo.
"Todo mundo sabe que você tem que ser constante. Mas ser constante significa também ser constante na quantidade de posts. Não adianta nada num dia eu postar quatro posts, no outro nenhum e no outro dois", afirma.