'Domo de calor' vindo da Argentina pode atingir cidades do Rio Grande do Sul

Apesar da previsão de calor na região, não são esperadas temperaturas extremas no restante do Brasil

4 fev 2024 - 10h28
Onda de calor extrema devido ao aquecimento global.
Onda de calor extrema devido ao aquecimento global.
Foto: Foto: Istock

Nos próximos dias, a Argentina enfrentará uma onda de calor descrita como um "domo de calor" por especialistas. A temperatura no Centro e Norte do país permanecerá elevada. A onda de calor também poderá ser sentida em diversas regiões do Rio Grande do Sul, no Brasil. Segundo especialistas, no território gaúcho, as máximas podem atingir entre 36ºC e 39ºC até a metade da próxima semana.

De acordo com o portal MetSul, o aumento das temperaturas poderá ser sentido na metade Oeste do Rio Grande do Sul e no Uruguai. 

Publicidade

Entre os municípios da metade oeste do Rio Grande do Sul estão Santana do Livramento [fronteira com o Uruguai], São Borja [fronteira com a Argentina], Uruguaiana [fronteira com a Argentina], Itaqui [fronteira com a Argentina], Alegrete, Barra do Quaraí, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel.

Nas regiões da fronteira Oeste, os termômetros devem marcar temperaturas de até 40ºC.

O que é um domo de calor? 

Um domo de calor também conhecido como cúpula ou bolha de calor, forma-se quando uma área de alta pressão persiste sobre uma região, prendendo o ar muito quente por baixo, semelhante a uma tampa em uma panela. Trata-se de um fenômeno meteorológico sempre associado com o aumento atípico das temperaturas em uma região e, muito provavelmente, está ligado à ocorrência de uma onda de calor.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se