Sergio Perez e Red Bull: continuidade à mexicana

Em movimento totalmente esperado, Red Bull e Sergio Perez resolvem renovar o compromisso e anunciam extensão de acordo até 2024.

31 mai 2022 - 18h54
(atualizado às 18h55)
Sergio Perez mostra seu valor e merece renovação com a Red Bull até 2024
Sergio Perez mostra seu valor e merece renovação com a Red Bull até 2024
Foto: Red Bull Content Pool / Divulgação

Mesmo após o climão de Barcelona por conta do comando de troca de posições, se dava como bem encaminhada a renovação do acordo entre Sergio Perez e Red Bull. E a confirmação veio na esteira da vitória do mexicano no GP de Monaco: agora, este casamento vai até 2024.

Não deixa de ser um bom negócio para a Red Bull. Ela finalmente encontrou um piloto que traz um pacote quase tudo: experiente, rápido, sabe dar retorno técnico e ainda tem bons patrocinadores. Os taurinos tentaram encontrar este “segundão” dentro de casa: Kyvat, Gasly, Albon...sem sucesso.

Publicidade

Perez veio também para provar que merecia uma nova chance. Não podemos esquecer que ele teve apoio da Ferrari no início da jornada na GP2 e depois uma passagem esquecível pela McLaren em 2013. Seu grande mérito foi reconstruir sua carreira e mostrar que poderia sim pensar mais alto. Não foram poucos que deram risada quando ele se considerava para ocupar um lugar na Ferrari alguns anos atrás.

O período na Force India foi de reconstrução de imagem e apuração do estilo. Inicialmente, Perez era visto como um piloto rápido e ousado. Como esquecer do GP da Malásia de 2012, onde quase bateu Alonso pela vitória? Mas o trabalho foi sendo feito. E deixou de ser aquele jovem considerado até mesmo afoito e mimado para se transformar um piloto desenvolvedor e bom gestor de pneus

Já no ano passado, o mexicano mostrou que poderia ser útil ao time. Percebeu logo que não adiantaria confrontar Max Verstappen e procurou achar o seu espaço. As características do RB16B não se casavam com seu estilo e foi se adaptando. Talvez ele mesmo esperasse andar mais próximo de Verstappen, mas o desempenho foi melhor do que o esperado e a escolha foi fundamentada.

O novo regulamento deu a chance de reiniciar do zero. Andar no mesmo nível de Verstappen é difícil, mas Perez se sentiu mais à vontade no RB18 e tem conseguido estar próximo. E neste momento, temos que lembrar que, se a troca de posição em Barcelona não fosse feita, o mexicano estaria na liderança do campeonato.

Publicidade

Chance de ser campeão? Por que não pensar nisso? Em condições normais, a Red Bull tem Max Verstappen como prioridade em vários Multiversos. Mas e se as circunstâncias forem favoráveis? Perez tem direito sim a sonhar. E, mesmo sendo um homem de equipe, pode ter as suas aspirações e fazer o seu caminho.

Na atual conjuntura, o casamento Perez / Red Bull faz todo o sentido e merece sim ser continuado. Cabe agora Horner e Marko fazerem a boa gestão do box e cada um fazer a sua parte da melhor forma. Neste momento, os interesses convergem. Mas sempre pode azedar a qualquer momento....

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações