Saiba quem são os patrocinadores da Alfa Romeo Racing Orlen

No terceiro texto desta série, vamos detalhar os patrocinadores do time italiano que sucedeu a Sauber, mas cuja sede segue na Suíça

21 mai 2021 - 14h15
(atualizado em 1/6/2021 às 19h38)
Foto oficial da apresentação do Alfa Romeo C41.
Foto oficial da apresentação do Alfa Romeo C41.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Pode não parecer, mas não faz nem dois anos completos que a Alfa Romeo retornou às corridas de Fórmula 1 como equipe. Atualmente denominado Alfa Romeo Racing Orlen, o time adquiriu a antiga Sauber em 2019 e, desde então, trouxe a renomada marca italiana de volta às pistas. Detalhe: a tradição de Peter Sauber batizar seus carros com a inicial C, em homenagem à esposa Christine, foi mantida pelos novos donos, e o carro desta temporada é o C41. Detalhe: mesmo sem ser considerada uma das poderosas, a Alfa Romeo possui diversos patrocínios – cujas marcas estão presentes não só em seus carros.

Conheça a seguir quais são e o que fazem os patrocinadores do time, cuja sede localiza-se em Hinwil, na Suíça.

Publicidade

Alfa Romeo: para quem não sabe, a famosa montadora italiana foi fundada em 1910 apenas como Alfa, sigla para Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. Só dez anos depois é que a empresa passaria a se chamar Alfa Romeo, por conta do presidente da empresa na época, Nicola Romeo. Em 1986, com o intuito de evitar que a marca – considerada um patrimônio italiano – fosse parar nas mãos da Ford, a Fiat adquiriu a empresa, numa manobra que contou com o apoio do governo italiano.

Orlen: o nome oficial da principal parceira do time é PKN Orlen, uma empresa petrolífera polonesa, com sede em Plock, e que possui diversas distribuidoras de combustível pela Europa.

Adler Pelzer Group: empresa de origem alemã, especializada no desenvolvimento e na produção de sistemas acústicos e térmicos para o setor automotivo. Produz mantas isolantes que mantém o interior dos automóveis silenciosos, por exemplo.

Giovinazzi, durante a sessão de classificação para o GP da Espanha.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Acer: gigante fornecedora de computadores, tablets e notebooks, com sede em Taiwan, é uma das maiores fabricantes de computadores pessoais do planeta.

Publicidade

Autodelta: surgiu como equipe de competição em 1961, mas foi tão bem sucedida que dois anos depois tornou-se o time oficial da Alfa Romeo. Na verdade, não se trata de patrocínio, pois a logomarca está estampada na parte superior da carenagem do C41 como homenagem à antiga escuderia.

Built for Athletes: fabricante britânica de mochilas, bolsas e acessórios para esportistas.

Carrera: conhecida marca de óculos de sol e esportivos, foi fundada em 1956, na Áustria, mas hoje está sediada na Itália.

Code Zero: marca de roupas casuais e esportivas, é mais conhecida nas competições náuticas. Fornece o uniforme dos integrantes da equipe.

Kimi Raikkonen em volta rápida na sessão de classificação para o GP da Espanha.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Giulia GTA/GTAm: o primeiro é a versão esportiva do sedã médio da Alfa Romeo, cujo nome evoca um clássico da marca, o Giulia Sprint GTA, de 1956. Já o GTAm é a configuração ainda mais potente do modelo, que teve produção limitada a 500 unidades.

Huski Chocolate: marca sueca de chocolates criada em 2012, passou a estampar sua marca no C41 a partir do GP de Portugal. Também está presente nos carros da McLaren.

Publicidade

Singha Corporation: nome de fantasia da Boon Rawd Brewery, primeira cervejaria da Tailândia, fundada em 1933. Com o tempo, a companhia diversificou suas atividades, e hoje é um conglomerado que atua nas áreas de produção de bebidas, empacotamento, agricultura, alimentos e restaurantes, reunindo mais de 50 empresas.

Pirelli: a fabricante italiana de pneus é a atual fornecedora exclusiva para a Fórmula 1.

Aditive Industries: especializada em impressão 3D, agiliza o processo de levar projetos “do laboratório à fábrica”. Atua principalmente nas áreas aeroespacial, automotiva, médica e de equipamentos de alta tecnologia.

As marcas dos patrocinadores não são expostas apenas nos carros ou nos uniformes das equipes.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Floyd: fabricante alemã de malas de viagem, especializada em modelos de estrutura rígida equipados com rodízios e alças retráteis.

GlobeAir: empresa de aviação executiva, possui aproximadamente 50% de participação do mercado europeu, sendo a líder do segmento no continente.

Iqoniq: de acordo com a explicação da própria, trata-se de uma “nova plataforma de engajamento de fãs que visa exclusivamente o mundo dos esportes e entretenimento”.

Publicidade

Iveco: marca integrante do grupo CNH Industrial (Case New Holland), voltada para o setor de veículos comerciais, transportes e máquinas agrícolas. No Brasil, possui portfólio que inclui comerciais leves (linha Daily) até tratores (NH).

Livinguard: plataforma de tecnologia de higiene, com sede na Suíça, afirma ser a primeira empresa no mundo a “capacitar têxteis e outros materiais com propriedades autodesinfetantes”.

Marelli: empresa que surgiu após a compra da italiana Magneti Marelli pela japonesa Calsonic Kansei, é uma gigante mundial no fornecimento de autopeças de diversos tipos.

Mitsubishi Electric: líder no mercado asiático em automação de fábrica, está presente em vários segmentos, como indústria aeroespacial e médica – além da Fórmula 1.

Publicidade

Save the Children: a maior organização independente em favor dos direitos da criança no mundo é apoiada pela equipe.

Sparco: fabricante italiana de equipamentos e acessórios para praticantes de esportes a motor, fornece macacões par os integrantes do time, assim como para os pilotos.

Walter Meier: empresa suíça especializada em soluções em usinagem de precisão.

Zadara: empresa americana de tecnologia especializada em armazenamento de dados em nuvem, tem sede na Califórnia e escritórios em vários países.

Nos macacões

Iloq: empresa finlandesa que desenvolve sistemas de acesso digital em substituição a bloqueios mecânicos de aparelhos eletrônicos.

EightOne: marca de bebidas energéticas, estava presente nos carros, mas agora estampa apenas os macacões dos pilotos e os uniformes dos integrantes.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se