Com emoção, Max Verstappen crava mais uma pole na F1

Piloto da Red Bull acerta volta na última tentativa e garante a pole position do GP dos Estados Unidos. Lewis Hamilton larga em segundo

23 out 2021 - 19h25
Verstappen larga da pole no GP dos Estados Unidos
Verstappen larga da pole no GP dos Estados Unidos
Foto: Honda Racing F1 / Twitter

Em classificação emocionante no Circuito das Américas, Max Verstappen acertou uma volta já com o cronômetro zerado e garantiu sua 9ª pole position na temporada, 12ª na carreira. Lewis Hamilton, seu rival na disputa pelo título, larga ao seu lado, do segundo lugar.

Em seguida, novamente um carro da Red Bull e um da Mercedes: Sergio Perez e Valtteri Bottas. No entanto, Bottas larga do nono lugar, pois tem punição a cumprir em razão da troca de parte da unidade de potência de seu Mercedes.

Publicidade

Desde já, a largada é cercada de grande expectativa: Verstappen e Hamilton vêm de um atrito na sexta-feira, no segundo treino livre. Na ocasião, os dois quando quase tocaram rodas e Verstappen xingou Hamilton, colocando ainda mais ingredientes à já empolgante disputa pelo título da temporada.

Como virou rotina na segunda parte da temporada, diversos pilotos vão precisar trocar componentes de suas unidades de potência e, por isso, perder posições no grid de largada. Além do já citado caso de Bottas, George Russell e Sebastian Vettel também vão trocar peças de suas unidades Mercedes e perdem posições. Já Fernando Alonso trocará todo o conjunto Renault se seu Alpine e larga do último posto.

Lewis Hamilton conduz seu W12 pelo Circuito das Américas
Foto: Mercedes-AMG / Twitter

Sem sustos para os líderes no Q1

Os pilotos das duas equipes principais não tiveram dificuldades para marcar um bom tempo no Q1. Max Verstappen, Sergio Perez, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton se garantiram na próxima fase logo nos primeiros minutos, conseguindo evitar o tráfego. Esses tempos iniciais, pouco a pouco, foram sendo superados pelos carros da McLaren e pela Ferrari de Sainz. 

Publicidade

A Red Bull não quis arriscar descer demais na tabela de tempos e mandou sua dupla à pista mais uma vez na metade do Q1, fazendo os dois tempos mais rápidos até então, Verstappen pouco à frente de Perez. A Mercedes, ainda que estivesse com tempos seguros para passar de fase, resolveu responder, e também soltou Hamilton e Bottas novamente. Mas nenhum dos dois conseguiu melhorar o tempo de forma significativa, terminando em 8º e 9º no geral. 

Já com o cronômetro zerado, Charles Leclerc cravou o melhor tempo do Q1 com sua Ferrari: 1min34s153. Os eliminados foram Lance Stroll, Nicholas Latifi, Kimi Raikkonen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. 

Charles Leclerc desfila seu Ferrari durante a classificação para o GP dos EUA
Foto: Ferrari / Twitter

Verstappen anda bem no Q2 

A Mercedes teve um breve momento de alegria no começo do Q2. Muito breve. Bottas e Hamilton fizeram, em sequência, os dois melhores tempos do fim de semana. Segundos depois, Verstappen fez uma volta excelente, com 1min33s464, e abaixou o tempo de Hamilton em 0s333. 

No afã de fazer uma boa volta na primeira saída, diversos pilotos excederam o limite de pista e tiveram seus tempos deletados. Perez, Ricciardo, Russell, Vettel e Giovinazzi se viram nessa situação, com a pressão de acertar uma única boa volta nos minutos finais do Q2. Deles, apenas Perez e Ricciardo conseguiram. 

Publicidade

O tempo de Verstappen não foi alcançado e ele fechou o Q2 em primeiro, seguido por Hamilton, Norris e Leclerc. Os eliminados foram Ocon, Vettel, Giovinazzi, Alonso e Russell. 

Sergio Perez leva seu Red Bull no CoTA
Foto: Honda Racing F1 / Twitter

Q3 emocionante e volta da pole na última tentativa 

Na parte final da sessão, Hamilton foi o primeiro a ir à pista e marcar o tempo de referência, com 1min33s564. Bottas reduziu o tempo logo depois. A dupla da Red Bull não deixou barato: Verstappen abaixou o tempo de Bottas e Perez fez o melhor tempo do fim de semana, com 1min33s180. Para delírio dos mexicanos que lotavam as arquibancadas do circuito no Texas. 

Os carros voltaram para suas voltas derradeiras com a ameaça de chuva. Hamilton conseguiu cruzar a linha antes de a água chegar, e fez o melhor tempo, 0s061 melhor que Perez. Enquanto a chuva chegava pela curva 1, Verstappen vinha pelo lado oposto da pista e conseguiu o tempo suficiente para cravar a pole, já com cronômetro zerado: 1min32s910. 

Com isso, Verstappen larga da posição de honra, com Hamilton ao seu lado, em largada que já causa expectativa e antecipação. Na segunda fila, Sergio Perez e Valtteri Bottas. Depois, duplas exclusivas por equipes: Leclerc e Sainz, da Ferrari, Ricciardo e Norris, da McLaren, e Gasly e Tsunoda, da AlphaTauri. 

Publicidade

Os carros voltam à pista para a corrida, que tem largada programada para às 16 horas desse domingo, 24. 

Os resultados da classificação para o GP dos Estados Unidos
Foto: F1 / Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações