Novo P1800 Cyan, o Volvo mais bonito de todos os tempos

Descartando o novo paradigma do elétrico, Cyan Racing faz do Volvo P1800 um “restomod” de 419 cv com motor 2.0 aspirado de US$ 500 mil

7 set 2020 - 11h53
(atualizado às 12h25)
Volvo P1800 Cyan: "restomod" fantástico de um clássico dos anos 60.
Volvo P1800 Cyan: "restomod" fantástico de um clássico dos anos 60.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

Um “restomod” é mais do que um carro restaurado ou transformado. Ele vai além e permite uma recriação do conceito. Foi o que fez a Cyan Racing, braço oficial de corrida da Volvo com o Volvo P1800 original. O carro entrará em produção limitada ainda este ano (deixa de ser uma obra única) e será vendido a partir de US$ 500 mil. O “novo” Volvo P1800 Cyan é uma interpretação moderna e de alto desempenho do clássico cupê sueco fabricado entre 1961 e 1973. Não há como negar: é o Volvo mais bonito de todos os tempos.

A Cyan Racing sabe o que está fazendo. Afinal de contas, foi responsável por três títulos da Volvo no Campeonato Mundial de Carros de Turismo. O resultado -- belíssimo -- é um P1800 de apenas 990 kg e com um motor 2.0 de quatro cilindros que desenvolve 419 cv de potência e 455 Nm de torque. O motor é naturalmente aspirado e está acoplado a uma caixa de câmbio manual de cinco marcas da Holinger. O motor foi herdado do Volvo S60 TC1 de competição. A curva de torque e potência foi modificada e a faixa vermelha surge a 7.700 rpm. O motor original do Volvo P1800 era 1.8 de apenas 101 cavalos. 

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P1800 Cyan pesa apenas 900 kg para tirar tudo do motor de 419 cavalos.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

O chefão da Cyan Racing, Christian Dahl, disse que poderia ter seguido o novo paradigma dos carros elétricos e construído um Volvo P1800 EV com toda a tecnologia, conforto e luxo dos tempos atuais, mas preferiu trilhar uma rota inversa. “Em meio a essa mudança de paradigma, decidimos desacelerar o tempo e congelar uma parte dele em nossa própria cápsula do tempo”, comentou Dahl. “Tirar o melhor dos dourados anos 60 e combiná-lo com as nossas capacidades de hoje, mantendo uma experiência de condução pura, mas refinada.”  

Volvo P1800 Cyan foi baseado no modelo cupê fabricado de 1961 a 1973.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

A carroceria foi redesenhada para acomodar paralamas mais largos, rodas maiores e reposicionar alguma peças. Até fibra de carbono é usada. Também houve modificação no chassi, com maior utilização de aço de alta resistência e fibra de carbono. Isso porque os carros de competição precisam de estrutura sólida. “Os carros dos anos 60 estão longe de ser ideais devido aos pontos fracos e à qualidade do aço, que permite a flexibilidade ”, disse Mattias Evensson, gerente de projeto e chefe de engenharia da Cyan Racing.

Capricho da Cyan Racing neste "restomod" seguirá com edição limitada por US$ 500 mil.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

Também houve modificação na suspensão, que passou a ser ajustável. O eixo traseiro original foi eliminado e tanto na frente quanto atrás o Volvo P1800 Cyan utiliza braços duplos. Os engenheiros acrescentam ainda um diferencial de deslizamento limitado de polarização de torque. 

Paralamas ficaram mais largos para abrigar as novas rodas e pneus de alta performance.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

A Cyan Racing  não revelou quantos carros serão produzidos, mas o preço será de US$ 500 mil devido à qualidade do projeto. No total, 47.492 unidades do Volvo P1800 foram produzidas, incluindo uma versão perua, em três fábricas da Inglaterra e da Suécia. O design original foi assinado por Pelle Peterson, que dedicou sua vida à navegação e ganhou medalhas olímpicas em 1964 e 1972.

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Cyan Racing mexeu em todos os detalhes do carro, não poupando sequer o chassi.
Foto: Cyan Racing / Divulgação
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