Vídeos publicados nas redes sociais nesta segunda-feira (12) mostram quase uma dezena de ratos circulando sobre bancos da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre. A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que realizará uma vistoria técnica no local para avaliar a situação.
Segundo o órgão, caso seja constatada a necessidade, serão adotadas medidas cabíveis dentro das competências do município para o controle da presença de roedores na área.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou que dois operários atuam diariamente na conservação da praça e que os serviços de roçada e capina são realizados mensalmente — o último em 20 de dezembro, com nova intervenção prevista para esta quinzena de janeiro.
A proliferação de ratos teria se intensificado após as enchentes de maio de 2024, que agravaram o problema em diferentes pontos da cidade. A prefeitura orienta que denúncias sejam registradas pelo telefone 156. A Praça da Matriz é um espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).