Sociedade Brasileira de Hérnia promove mutirão de cirurgias na Paraíba

20 jul 2018 - 09h25

A Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH) - em parceria com a ONG Hernia Internacional - promove entre os dias 21 e 27 de julho, na Paraíba, um Mutirão de Cirurgias. Serão realizadas cerca de 200 cirurgias em hospitais localizados nas cidades de João Pessoa, Mamanguape e Itabaiana.

Foto: Shutterstock / DINO

O presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Alexander Morrell, conta que está é a 6ª edição do mutirão realizado pela SBH e ONG Hérnia Internacional.

Publicidade

"Neste ano estamos ampliando o número de pacientes que serão operados, bem como o número de cidades e hospitais envolvidos na ação", explica Morrell.

Os pacientes que serão operados no mutirão são os que aguardam a mais tempo na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a cirurgia, o que varia entre um e dois anos de espera.

As hérnias da parede abdominal afetam cerca de 20 a 25% da população adulta brasileira e representam a cirurgia mais realizada por cirurgiões gerais. Elas ocorrem principalmente na virilha (hérnia inguinal), no umbigo (hérnia umbilical) e no local onde foi realizada previamente uma cirurgia (hérnia incisional).

Locais de cirurgia - As cirurgias serão realizadas em cinco hospitais, sendo três deles em João Pessoa e outros dois em cidades do interior. O Hospital Municipal Santa Isabel, em João Pessoa, cedeu um bloco com 5 salas exclusivamente para a realização das cirurgias do Mutirão. No local 120 pacientes serão operados, totalizando uma média de 20 cirurgias ao dia.

Publicidade

Outros 30 pacientes serão operados no Hospital Universitário de João Pessoa e 15 pessoas serão atendidas no centro cirúrgico do Hospital da Polícia Militar Edson Ramalho. Em Mamanguape, o Mutirão de hérnia acontece no Hospital Geral de Mamanguape e, em Itabaiana, no Hospital Regional da cidade.

O Vice-Presidente da SBH e coordenador geral do mutirão, Christiano Claus, ressalta que esta é uma ação voluntária e humanitária, realizada por 12 cirurgiões do Brasil e três cirurgiões estrangeiros.

"O nosso objetivo é contribuir para tentar reduzir a fila de espera pelo procedimento, tendo em vista que a hérnia é uma das patologias mais frequentes não apenas na Paraíba mas em todo o Brasil", destaca Clauss. "É uma missão voluntária e humanitária, que fará em uma semana o mesmo volume de procedimentos realizados em um ano nestas regiões", completa Clauss.

A ONG Hérnia Internacional é uma instituição 100% voluntária que criou o projeto Operation Hernia (Operação Hérnia) há mais de 10 anos , com o objetivo de realizar missões humanitárias de cirurgia de hérnia. A ONG promove mutirões em cerca de 28 países, especialmente, naqueles que possuem menos condições de acesso a sistemas de saúde como como o Camboja, Quênia, Etiópia, Uganda e Paquistão.

Publicidade

Cenário Local - Já o cirurgião Péricles Oliveira, coordenador local do evento, destaca que o Mutirão de Hérnia na Paraíba é uma forma humanitária de promover o atendimento de pessoas aguardavam na fila pelo procedimento.

"Temos uma demanda grande na Paraíba e este mutirão trará os resultados tão aguardados pelos pacientes do nosso estado", completou Péricles. Segundo ele, serão realizadas cirurgias abertas e por videolaparoscopia, em pacientes com diferentes tipos de hérnias abdominais.

Na semana do Mutirão, no dia 26 de julho, acontece ainda a 2ª Jornada Norte/Nordeste de Hérnia, em João Pessoa. Na oportunidade serão abordados temas como as atualizações em cirurgias de hérnias e uso de telas, resultados e preparo do paciente.

Maiores informações sobre o Mutirão e a Jornada da SBH podem ser encontradas nos sites www.sbhernia.com.br/5mutirao.asp e www.sbh.com.br

Website: http://www.sbhernia.com.br/5mutirao.asp

Publicidade
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações