A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta de risco alto para tempestades e vendavais entre o fim da tarde de sábado (3) e o meio-dia de domingo (4). Causada pela aproximação de uma frente fria ligada a um ciclone no Uruguai, a instabilidade trará chuvas de até 30 mm, raios, granizo isolado e rajadas de vento acima de 80 km/h. O órgão recomenda evitar árvores e estruturas frágeis, recolher objetos soltos e acionar o 199 ou 193 em emergências.
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, nesta sexta-feira (2) um alerta de risco meteorológico alto para tempestade e vendaval, com previsão de instabilidade entre o final da tarde de sábado (3) e o meio-dia de domingo (4). O cenário pode provocar chuva, descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda pontual e isolada de granizo.
De acordo com a previsão, a aproximação de um sistema frontal, associado a um ciclone que deve se formar no litoral do Uruguai ao longo de sábado, provocará instabilidades no Rio Grande do Sul. A passagem do sistema pela Região Metropolitana de Porto Alegre está prevista entre as 17h de sábado e as 12h de domingo. Durante o período, são esperadas pancadas de chuva com acumulados de até 30 milímetros, além de ventos fortes e possibilidade de descargas elétricas e granizo.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar as atualizações pelos canais oficiais e pelo PoaClima. Durante as rajadas de vento, a recomendação é evitar permanecer sob árvores, próximo a postes ou junto a estruturas que possam ser danificadas. Também é importante recolher objetos soltos de sacadas e pátios e evitar áreas alagadas.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.