#37: 'Homem Onça' reflete sobre os efeitos da privatização

Filme de Vinícius Reis reascende os debates sobre a desestatização e as marcas interpessoais do processo; ouça a entrevista com o elenco

27 ago 2021 - 09h00
(atualizado em 13/9/2021 às 16h07)
Chico Díaz em 'Homem Onça'
Chico Díaz em 'Homem Onça'
Foto: Divulgação/Homem Onça

Homem Onça chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira, 26, mais atual do que o seu próprio idealizador imaginou. Quando começou a escrever o roteiro em 2010, baseado em memórias familiares, o cineasta Vinicius Reis achava falaria de um momento já esquecido da história brasileira: a privatização de grandes empresas públicas. Mas os processos de dessestatização de serviços básicos, como a CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro) e a atual proposta de privatização dos Correios transformaram o filme em uma obra atual e ainda mais melancólica. 

O Depois dos Créditos desta semana conversou com Chico Díaz e Vinícius Reis sobre a produção do longa. Ouça o podcast:

Publicidade

Em streaming no Spreaker, Spotify, Apple Podcasts, Castbox, Google Podcasts, Deezer, Podcast Addict.

Na trama, Pedro (Chico Díaz) é um homem de meia-idade, que atua há decadas no setor de projetos ambientais de uma grande empresa estatal em processo de privatização. Ele terá de demitir a sua já enxuta equipe e antecipar a aposentadoria, em nome da nova política de reestruturação onde pessoas são descartáveis 

O estresse e o sofrimento são tão intensos que se manifestam na pele de Pedro, com o surgimento de manchas brancas (Vitiligo) pelo corpo. O filme, que também traz Sílvia Buarque, Bianca Byington e Emílio de Mello,  traz duas temporalidades: o passado, com a vida em processo de desintegraçã a partir da aposentadoria forçada, e um presente com uma nova vida no campo,  envolto pela a natureza e com uma nova companheira, mas ainda com as feridas abertas. 

Publicidade

Um filme delicado que discute os impactos do trabalho na identidade do homem, assim como a sensação de desolamento que o descarte profissional proporciona em milhares de indivíduos. 

Fale conosco :

Juliana Cruz | juliana.cruz@terra.com.br

Karen Lemos | karen.benedicto@terra.com.br

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se