'Ucrânia merece mesma proteção de Israel', diz Zelensky à UE

Líder de Kiev discursou em reunião do Conselho Europeu

17 abr 2024 - 18h06
(atualizado às 18h45)

- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (17) aos líderes dos Estados-membros da União Europeia que seu país merece ?a mesma proteção de Israel?.

Ele discursou na reunião extraordinária do Conselho Europeu.

Publicidade

"Os céus da Ucrânia e os dos nossos vizinhos merecem a mesma segurança. E agradeço a todos aqueles que percebem nossa necessidade de segurança como uma necessidade de segurança igual para todos, porque todas as vidas têm o mesmo valor?, disse.

?Nossa capacidade de nos defender do terror russo e as armas nas mãos de nossos soldados são algo que funciona não apenas para a Ucrânia, mas para todos vocês. E agradeço a cada um de vocês que entende isso e age de acordo", discursou.

Zelensky destacou a necessidade de reforços mirando proteger a central nuclear de Zaporizhzhia: ?A Rússia não está desistindo da chantagem com radiações e, em particular, continua a brincar brutalmente com a segurança da usina nuclear?.

?Não excluímos que também as infraestruturas de outras centrais nucleares e as redes de distribuição estejam ameaçadas pelo terror russo. Isso só pode ser parado pela defesa aérea, por sistemas específicos como Patriot, IRIS-T, SAMP-T, NASAMS. Sistemas que vocês têm?, pediu.

Publicidade

?Eles são necessários na Ucrânia neste momento, para impedir Putin de recorrer a métodos terroristas", argumentou Zelensky.

Ainda em seu discurso, feito por videoconferência, Zelensky destacou a expectativa pela adesão ucraniana ao bloco.

"Junho é o momento certo para efetivamente iniciar as negociações de adesão com a Ucrânia. Devemos, portanto, adotar um quadro de negociação e organizar a primeira conferência intergovernamental. E não esqueçamos o poder da justiça, que é o coração de nossa Europa. Não esqueçamos o quanto a valorizamos e quanto queremos mantê-la", disse.

Em dezembro de 2023, o Conselho Europeu abriu as negociações para a adesão.

Zelensky ainda pediu um reforço das sanções contra a Rússia: ?É justo. Os ativos russos agora congelados devem ser usados para proteger vidas do terror russo. Isso também é justo. E peço-lhes que trabalhem para limitar as receitas russas".

"A Europa pode garantir tolerância zero para tudo o que dá à Rússia lucros para o terror e a desestabilização. Isso também será justo. Mas também será eficaz. Cada país que limita o comércio com a Rússia, cada tarifa que impede a importação de mercadorias russas, cada uma de suas empresas que deixa a Rússia assegura a paz e a estabilidade na Europa.?

Publicidade

?Agora, todos nós precisamos superar Putin em nossa determinação, para que esta guerra finalmente comece a se encaminhar para uma conclusão justa", enfatizou.

Após a reunião o Conselho Europeu divulgou conclusões invocando ?a necessidade de fornecer urgentemente uma defesa aérea à Ucrânia e de acelerar e intensificar o fornecimento de toda a assistência militar necessária, incluindo munições de artilharia e mísseis?.

O texto diz ainda que o Conselho ?saúda os progressos feitos nas propostas para destinar os rendimentos extraordinários provenientes dos bens confiscados da Rússia em benefício da Ucrânia e pede sua rápida adoção".

. .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se