URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ucrânia anuncia que prefeito de Melitopol foi resgatado

Autoridades ucranianas acusaram os militares russos de sequestrarem Ivan Fedorov no dia 11 de março

16 mar 2022 - 15h43
(atualizado às 16h32)
Soldados ucranianos em Kharkiv, nordeste do país
Soldados ucranianos em Kharkiv, nordeste do país
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, sequestrado pelas forças russas no dia 11 de março, foi resgatado por militares ucranianos nesta quarta-feira, 16.

"A operação especial para libertar o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, acaba de ser concluída com sucesso", afirmou o vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, em comunicado no Telegram.

Publicidade

De acordo com a nota divulgada pelo jornal Ukrinform, o prefeito está seguro e voltará em breve às suas funções.

As autoridades ucranianas acusaram os militares russos de sequestrarem Fedorov na sexta-feira passada, sob acusação de terrorismo. O ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, relatou que 10 homens levaram o prefeito de seu gabinete.

A Rússia, por sua vez, não comentou a acusação. Em um vídeo publicado por Tymoshenko, é possível ver um homem sendo retirado de um prédio com a cabeça coberta. No entanto, não há confirmação sobre a veracidade das imagens.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou a fazer um apelo para a comunidade internacional, especialmente para o líder da França, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, para libertar Fedorov.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações