Turquia ordena prisão de 417 suspeitos em inquérito de lavagem de dinheiro

2 out 2018 - 09h28
(atualizado às 10h01)

Procuradores da Turquia ordenaram a prisão de 417 suspeitos em um inquérito de lavagem de dinheiro que analisa a transferência de cerca de 2,5 bilhões de liras (419 milhões de dólares) em moeda estrangeira para contas bancárias no exterior, noticiou a CNN turca nesta terça-feira.

Notas de dólar ao lado de bandeira da Turquia 25/08/2018 REUTERS/Dado Ruvic
Notas de dólar ao lado de bandeira da Turquia 25/08/2018 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A grande maioria dos destinatários dos fundos é de cidadãos iranianos residentes nos Estados Unidos, acrescentou, citando um comunicado do procurador-chefe de Istambul.

Publicidade

Equipes policiais de Istambul estão iniciando buscas em uma série de províncias e propriedades e detendo muitas pessoas, disse o canal.

A agência de notícias estatal Anadolu informou que 216 dos suspeitos já apreendidos foram detidos em operações realizadas em 40 províncias.

A polícia, o procurador e outras autoridades judiciais não estavam disponíveis de imediato para comentar a reportagem, que foi veiculada por outros meios de comunicação turcos.

A investigação mira aqueles que "visaram a segurança econômica e financeira da República Turca", disse a Procuradoria-Geral de Istambul, segundo a CNN turca.

Publicidade

A transferência de dinheiro para o exterior se tornou um tema politicamente delicado na Turquia, que atravessa uma crise monetária. A lira perdeu cerca de 40 por cento de seu valor diante do dólar neste ano, levando o presidente Tayyip Erdogan a aconselhar os turcos a só enviarem dinheiro para fora para investimentos.

Não existe nenhum indício de ligações entre a investigação atual e o empenho de Erdogan em incentivar seus compatriotas a manterem seu dinheiro no país.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se