URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Terremoto nas Filipinas deixa ao menos 16 mortos

O abalo foi seguido por um outro de magnitude 6,3, que atingiu a província de Samar na madrugada desta terça

23 abr 2019 - 08h10

MANILA - Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu Luzón, principal ilha das Filipinas, na última segunda-feira, 22, deixando ao menos 16 mortos. Segundo o Conselho Nacional de Gestão de Redução de Riscos de Desastres das Filipinas (NDRRMC), há 14 desaparecidos e 81 feridos. O terromoto foi seguido por um outro de magnitude 6,3, que abalou a província de Samar, na região central das Filipinas, na madrugada desta terça, 23. Ainda não há informações sobre as vítimas.

A província de Pampanga foi a mais atingida — 15 pessoas morreram, segundo a governadora Lilia Pineda. Ela solicitou que o estado de calamidade fosse declarado o mais rápido possível "para ajudar rapidamente as famílias das vítimas e aqueles cujos imóveis sofreram danos".

Publicidade
Moradores aguardam do lado de fora de prédio evacuado devido ao terremoto
Moradores aguardam do lado de fora de prédio evacuado devido ao terremoto
Foto: Neil Jerome Morales / Reuters

Na cidade de Porac, onde um supermercado de quatro andares afundou, foram confirmados cinco mortos. Seis pessoas já foram resgatadas com vidas, e as demais seguem presas nos escombros. Também em Porac, outras sete pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra.

Na cidade vizinha de Lubao, em Pampanga, uma avó e sua neta, de 7 anos, morreram em casa esmagadas por uma parede. Na cidade de Angeles, foi registrada outra morte. Na província de Zambales, onde se localizava o epicentro do terremoto, um menino de 6 anos que foi arrastado por uma avalanche de terras no município de San Marcelino também morreu.

Distante 60 quilômetros da capital, Manila, o tremor prejudicou transporte aéreo, ferroviário e rodoviário. Em Pampanga e Zambales houve sérios danos em estradas, pontes e linha férrea. O Aeroporto Internacional de Clark permanecerá fechado até amanhã, pois a torre de controle foi danificada. Parte da Igreja de Santa Catarina de Alexandria, localizada em Porac, com data do século XVII, desabou. Na capital Manila, as aulas e o expediente nas repartições públicas estão suspensos para avaliação de possíveis danos e a revisão dos edifícios. / EFE e Reuters

Veja também

Passageiros da Avianca enfrentam problemas com voos cancelados
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações