Um forte terremoto sacudiu a Colômbia na manhã desta segunda-feira (10) e deixou pelo menos 20 pessoas mortas, além de provocar destruição em diversas cidades do país.
O abalo sísmico teve epicentro nos arredores de San José del Palmar, no departamento de Chocó, o mais afetado pelo fenômeno, e magnitude 7.4 na escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico Colombiano (SGC) e com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A profundidade foi de 96 quilômetros, segundo SGC, e de 107 quilômetros, de acordo com o USGS.
Em Pereira, no departamento de Risaralda, foram registrados pelo menos 18 óbitos, segundo o prefeito Mauricio Salazar, que acrescentou que as comunicações colapsaram na cidade.
Já em Manizales, no departamento de Caldas, pelo menos duas pessoas morreram, e 10 edifícios e 20 casas desabaram. A Catedral Basílica Metropolitana da cidade também sofreu graves danos, com rachaduras na fachada e uma torre tombada.
Em publicação no X, a governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba-Curi, relatou "feridos e graves danos em edificações" na capital do estado, Quibdó. "Acabamos de sofrer um grave evento sísmico no departamento de Chocó. Estamos preocupados com as réplicas", escreveu Córdoba-Curi, acrescentando que as autoridades estão "fazendo a avaliação de danos".
O terremoto também foi sentido em Bogotá, mas a capital não sofreu danos graves. Já em Cali, o prefeito Alejandro Eder disse que uma primeira estimativa aponta que pelo menos 20 edifícios desabaram, deixando pessoas presas nos escombros. Um dos prédios afetados é um hospital universitário onde crianças estariam soterradas.
Destruição provocada por terremoto em CaliAo menos cinco aeroportos (Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia e Buenaventura) foram fechados por motivos de segurança.
Em mensagem no X, o novo presidente da Colômbia, Abelardo de la Espriella, garantiu o auxílio do Estado às populações afetadas pelo terremoto.
"Assumi diretamente a liderança da atenção à emergência em San José del Palmar", escreveu o mandatário, acrescentando que ordenou a instalação de um "posto de comando unificado" para coordenar a reação ao abalo sísmico.
"Também estarei pessoalmente em Pereira [município atingido no departamento de Risaralda] para acompanhar os afetados e verificar a resposta do governo. Vocês não estão sozinhos. O Estado está presente e agindo", declarou De la Espriella, que tomou posse na última sexta-feira (7).
O tremor também foi sentido em outros países, como a Venezuela, já devastada por dois fortes abalos sísmicos registrados em junho passado, e até em Manaus, onde um edifício foi evacuado.