URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Sudão: após enfrentamentos, ONU aumenta patrulhas em Abyei

11 jan 2011 - 18h46
(atualizado às 19h17)

A missão de paz da ONU no Sudão (UNMIS) aumentou suas patrulhas na cidade de Abyei após os enfrentamentos do fim de semana, que mancharam a relativa calma com a qual o referendo de autodeterminação do sul do país está sendo realizado, informou nesta terça-feira o organismo mundial.

Policial se registra antes de votar em uma seção eleitoral em Juba, no segundo dia do referendo sobre a independência do Sul
Policial se registra antes de votar em uma seção eleitoral em Juba, no segundo dia do referendo sobre a independência do Sul
Foto: AFP

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, expressou a preocupação do secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, pelos choques de sábado e domingo entre uma tribo árabe e outra africana, que deixaram, pelo menos, 10 pessoas mortas. Além disso, dois sudaneses do sul, que estavam em áreas do norte do país, morreram nesta terça-feira em uma emboscada da tribo árabe quando tentavam retornar aos seus locais de origem.

Publicidade

Em resposta a este aumento da violência, Nesirky explicou que os responsáveis da UNMIS intensificaram suas patrulhas na região de Abyei e estão preparados para reforçar seus membros, "se for necessário".

O porta-voz também disse que Ban condena a perda de vidas humanas, ao mesmo tempo que pede aos líderes do Partido do Congresso Nacional (PCN), ao grupo político do Governo de Cartum, e ao Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM, na sigla em inglês), que governa o sul, que mantenham a calma e garantam que todas as diferenças sejam resolvidas mediante diálogo.

Ban incentiva os dois bandos a retomarem e concluírem com rapidez as negociações para finalizar os preparativos de um plebiscito em Abyei. O plebiscito na disputada cidade petrolífera deveria ter sido realizado junto ao referendo do sul do país, que começou no domingo e terminará no dia 15 de janeiro. No entanto, as divergências sobre o censo eleitoral e outros assuntos relativos ao status da área forçaram seu adiamento indefinido.

Abyei está situada no limite entre o norte e o sul do país, que se enfrentaram em um conflito armado durante 21 anos, depois que o Executivo central impôs a "sharia", ou lei islâmica, em todo o Sudão e o sul, de maioria cristã e animista, se rebelou. A guerra terminou com a assinatura do acordo de paz que estipulava a realização de um referendo entre os habitantes do sul para que decidissem se queriam a independência ou permanecer unidos ao restante do país.

Publicidade

Sobre Abyei, o pacto estabelecia a realização de um plebiscito em 2011 entre sua população para decidir se quer se integrar ao sul ou ao norte.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se