Quem são os homens de terno preto que carregaram o caixão do papa Francisco em procissão?

Funcionários chamados de 'sediários papais', ou 'sediários pontifícios', são responsáveis pelas funções braçais no Vaticano

23 abr 2025 - 14h56
(atualizado às 15h38)
Resumo
O corpo do papa Francisco foi levado em procissão no Vaticano para a Basílica de São Pedro, onde está sendo velado. Os 'sediários pontifícios' chamaram a atenção durante o trajeto, e o funeral será no sábado, 26.
Corpo do papa Francisco é levado para Basílica de São Pedro
Corpo do papa Francisco é levado para Basílica de São Pedro
Foto: Hannah McKay/Reuters - 23.04.2025

O corpo do papa Francisco foi levado em procissão da Casa de Santa Marta, onde morava e estava desde que morreu, até a Basílica de São Pedro, onde começou a ser velado de forma pública nesta quarta-feira, 23. O caixão foi carregado durante todo o trajeto por 14 homens de terno preto, o que chamou a atenção do público geral e gerou curiosidade sobre quem eles seriam.

Segundo a imprensa internacional, esses homens são chamados de "sediários papais", ou "sediários pontifícios". Em eventos, são eles quem carregam cadeiras e outros objetos, cuidam da parte técnica, como o manejo de microfones e câmeras, e orientam os convidados.

Publicidade

De acordo com Massimo Sansolini, que serviu como sediário pontifício durante cerca de 50 anos e é autor do livro Eu, sediário papal, o cargo também inclui acompanhar visitantes do papa, como chefes de Estado, monarcas, embaixadores e outras personalidades. Outra responsabilidade atrelada à função é controlar as visitas que o papa recebe numa antessala de seu apartamento, chamada "Salão dos Sediari".

Multidão se reúne para se despedir do papa Francisco na Basílica de São Pedro
Video Player

No início da tarde desta quarta-feira, a fila para visitar a Basílica de São Pedro, onde Francisco está sendo velado, estava enorme, com um tempo estimado de três horas para percorrer o caminho até o caixão. O funeral do papa acontecerá no sábado, 26, a partir das 10h (5h em Brasília), com uma missa na Praça de São Pedro.

Chefes de Estado do mundo todo, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de uma multidão de fiéis, deve comparecer ao funeral. No final da missa de corpo presente, o caixão será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações