Turquia denuncia xenofobia por decreto de Trump a muçulmanos

31 jan 2017 - 12h49
(atualizado às 13h18)
Primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, já falou sobre o assunto no fim de semana
Primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, já falou sobre o assunto no fim de semana
Foto: Getty Images

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, disse nesta terça-feira que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de proibir a emissão de vistos de sete países de maioria muçulmana é muito ofensiva e está marcada pela xenofobia e a islamofobia.

"Infelizmente, sou da opinião que o aumento da islamofobia, a xenofobia e os sentimentos contra os imigrantes têm um grande peso nesta decisão", indicou o vice-premiê ao ser questionado pelo jornal Habertürk sobre a ordem executiva do novo presidente dos EUA.

Publicidade

"Tomar essa medida em um país como os EUA, onde coexistem diferentes grupos étnicos e religiosos, é muito ofensivo, não está certo. A ordem é ilícita e inaceitável", destacou.

"É uma decisão discriminatória. Espero que a corrijam", completou o vice-primeiro-ministro, que ressaltou que nenhum cidadão pode ser considerado terrorista por causa de sua nacionalidade.

Trump assinou na última sexta-feira uma ordem executiva que suspende por 90 dias a concessão de vistos a todos cidadãos da Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Iêmen e Irã, todos países de maioria muçulmana. Além disso, a ordem suspende o amparo de todos os refugiados durante 120 dias, com o argumento de evitar a entrada de elementos radicais ou perigosos.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, já falou sobre o assunto no fim de semana, apesar de não ter mencionado Trump expressamente. Ele disse que o problema dos refugiados e da imigração não pode ser resolvidos com a construção de muros ou fechando as portas para os que fogem de zonas de conflito.

Publicidade
Merkel estuda com UE situação de afetados por veto de Trump
Video Player
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações