Rebeldes sírios tomam cidade cristã perto de Damasco, segundo ativistas

8 set 2013 - 05h37
(atualizado às 09h27)

Os rebeldes sírios tomaram na noite de sábado controle da cidade de maioria cristã de Malula, há 50 quilômetros ao noroeste de Damasco, após choques com a forças governamentais, informou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. O grupo, com sede em Londres mas com uma ampla rede de ativistas no terreno, assinalou que no bando insurgente houve 17 mortos e mais de cem feridos, enquanto nas fileiras do regime foram registradas dezenas de mortos e feridos.

As forças do governo reforçaram na quinta-feira passada suas posições em Malula, após um ataque a um posto de controle no dia anterior por um suposto suicida jordaniano pertencente ao Frente al Nusra, vinculado à rede terrorista Al-Qaeda.

Publicidade

Na tarde de sábado os soldados governamentais entraram no povoado, onde assumiram o domínio de amplas areas, mas tiveram que se retirar diante do avanço dos insurgentes.

A guerra civil da Síria já causou mais de 100 mil mortos, assim como dois milhões de refugiados e 4,2 milhões de deslocados internos, segundo dados da ONU.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se