Irã diz que irá a negociações sobre Síria sem pré-condições

20 jan 2014 - 11h30

O Irã disse nesta segunda-feira que havia aceitado um convite do secretário-geral das Nações Unidas para comparecer a negociações previstas para começar na quarta-feira em Genebra com o objetivo de terminar com a guerra civil na Síria, relatou a agência de notícias ISNA.

"Sempre rejeitamos qualquer pré-condição para participar de Genebra II. Com base no convite oficial que recebemos, o Irã vai estar em Genebra II sem qualquer pré-condição", disse Marzieh Afkham, porta-voz do Ministério do Exterior, citada pela ISNA.

Publicidade

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou no domingo que havia conversado com o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif, recentemente.

"Ele me assegurou que, como todos os outros países convidados para o dia inicial de discussões em Montreux, o Irã acredita que a base para o diálogo é a implementação do comunicado de Genebra de 30 de junho de 2012".

"Eu e o ministro Zarif concordamos que o objetivo das negociações é estabelecer por consenso um governo transitório com poderes executivos totais", afirmou Ban.

"Foi com base nisso que o ministro prometeu que o Irã desempenharia um papel positivo e construtivo em Montreux".

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se