Hamas acusa Egito de causar mortes de 5 jovens em Gaza

29 abr 2010 - 03h59
(atualizado às 07h01)

O Hamas em Gaza acusou o Egito de provocar a morte de cinco palestinos e intoxicar outros cinco com gás venenoso em um túnel de contrabando entre Sinai e a zona de Rafah, no sul da faixa.

Dez trabalhadores dos túneis foram levados na noite de quarta-feira a um hospital em Rafah, quatro deles mortos e outros seis em situação crítica. Um morreu na manhã desta quinta. Os cinco mortos, o mais velho deles com 22 anos e o menor com 18, faleceram por intoxicação pela inalação dos gases, segundo Adham Abu Selmilla, chefe dos serviços de emergência do Ministério da Saúde do Hamas.

Publicidade

O Ministério do Interior do movimento islamita considera que o Egito é responsável pela morte dos cinco jovens, asseguraram fontes oficiais aos jornalistas. O incidente acontece em um momento no qual o Egito aumentou, sob pressão de Israel, sua luta contra os túneis de contrabando, informa a agência de notícias palestina Ma'an.

Nas últimas semanas, as autoridades israelenses fecharam as entradas de várias passagens subterrâneas no Sinai, confiscam bens destinados a Gaza diariamente e no sábado detonaram explosivos que encontraram dentro de um túnel, assegura a fonte.

A entrada de produtos em Gaza está bastante restrita desde que Israel aumentou o bloqueio ao território em junho de 2007, após a tomada do poder por parte dos islamitas do Hamas e a expulsão das forças leais ao presidente Mahmoud Abbas.

Desde então, foram construídos centenas de túneis ao longo dos 9 km de fronteira com o Egito, que se transformaram em uma das principais fontes de chegada a Gaza de produtos de consumo e armas.

Publicidade

Segundo organizações de defesa dos direitos humanos, nos últimos dois anos, mais de 140 palestinos morreram trabalhando nessas passagens.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se