Ahmadinejad: EUA devem libertar iranianos em troca de turista

17 set 2010 - 16h16
(atualizado às 16h36)

Os Estados Unidos têm a obrigação "moral" de libertar os iranianos em seu poder em troca da libertação, esta semana, da turista americana Sarah Shourd, afirmou nesta sexta-feira o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

"Não esperamos nada em troca (...) (da libertação de Sarah Shourd), mas, naturalmente, e moralmente, espera-se que o governo americano faça um gesto e liberte vários iranianos capturados na Tailândia, Geórgia e outras partes ou nos Estados Unidos por terem exportado certas mercadorias", afirmou o presidente iraniano durante uma entrevista com a emissora estatal.

Publicidade

Sarah Shourd, 32 anos, está doente e saiu na terça-feira da prisão de Evin (norte de Teerã), depois de ter passado mais de um ano em cativeiro, e foi levada a Mascate a bordo de um avião do sultão de Omã. Ela tinha sido presa em 31 de julho de 2009 com outros dois turistas americanos, Josh Fattal e Shane Bauer, pelas autoridades iranianas depois de ter cruzado a fronteira com o Iraque. Seus colegas continuam detidos em Teerã.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se