Na COP 25, UE chega a acordo para neutralizar emissões

Países se comprometeram após longa reunião em Bruxelas

13 dez 2019 - 12h30

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), realizada em Madri, na Espanha, chega ao fim nesta sexta-feira (13) com um acordo, sem unanimidade, sobre o Pacto Verde Europeu apresentado pela Comissão Europeia para reduzir as emissões de poluentes no continente. A proposta da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, tem como um dos principais objetivos alcançar a neutralidade de carbono até 2050, através da adoção de 50 mecanismos de redução de CO2 na Europa e da aprovação de uma "lei climática". O chamado "Green Deal" ("Pacto Verde", na tradução) foi aprovado por 26 dos 27 países. De acordo com fontes locais, a Polônia, por sua vez, ficou de fora do acordo, já que não quis dar garantias de que atingirá a meta. A decisão dos poloneses será debatida novamente em junho de 2020 durante a Cúpula Europeia. O anúncio foi realizado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, depois de uma longa reunião em Bruxelas com líderes da UE.

Na COP 25, UE chega a acordo para neutralizar emissões
Na COP 25, UE chega a acordo para neutralizar emissões
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Com o acordo, os países europeus não emitirão mais gases do efeito estufa do que conseguem absorver. Os gases são considerados os principais responsáveis pela crise climática. Durante a reunião, os líderes dos 27 países também expressaram "um apoio unânime" à "aplicação de uma taxa aos produtos externos" ao bloco que "não respeitem as mesmas exigências climáticas que as empresas europeias", segundo o governo francês. Agora, a Comissão Europeia deverá criar um texto legislativo para determinar um mecanismo fiscal dentro de seu programa. A expectativa é de que seja elaborado nos próximos meses.

Publicidade

    Somente a UE conseguiu fechar um acordo. Grandes emissores como China, Índia e até mesmo o Brasil acabaram descartando medidas no curto prazo. Os Estados Unidos, por sua vez, já haviam anunciado sua retirada do Acordo de Paris.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se