Motoristas em Sacramento, EUA, uniram esforços para erguer um helicóptero após um acidente, salvando uma paramédica presa sob os destroços; a causa do acidente segue sob investigação.
Cerca de 15 motoristas saíram dos seus carros e se juntaram para erguer uma aeronave que caiu na Rodovia 50, em Sacramento, capital da Califórnia, na noite de segunda-feira, 6, após o capitão Peter Vandersluis, do Corpo de Bombeiros, descobrir que uma paramédica, identificada como Suzie Smith, estava debaixo da aeronave destruída.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Vandersluis estava supervisionando a primeira equipe de bombeiros a chegar ao local do acidente e sabia que levaria muito tempo para que outras equipes de resgate chegassem. Assim que ouviu a mulher gemer, ele contou que tomou a decisão de gritar e pedir aos motoristas que ajudassem a retirar o helicóptero de cima dela.
"Simplesmente por instinto, as pessoas estavam lá dispostas a ajudar, não hesitaram e seguiram meus comandos à risca. E conseguimos levantá-lo (o helicóptero) com facilidade", disse Vandersluis à agência Associated Press na terça-feira, 7.
Bystanders heroically lifted a helicopter off a trapped crew member after a crash on Highway 50 in Sacramento on Monday night. Family identified the crew member trapped underneath as Suzie Smith, who was one of three victims in the crash. pic.twitter.com/FYVaLFgK63
— ABC10 (@ABC10) October 8, 2025
O grupo de socorristas improvisado manteve o helicóptero levantado por cerca de 30 segundos — o suficiente para que um profissional conseguisse cortar o cinto de segurança de Suzie e puxá-la. A paramédica, assim como um enfermeiro e o piloto, foram tirados do helicópeto e levados a hospitais em estado crítico após o acidente.
Segundo a imprensa local, a aeronave pertence a uma empresa que presta serviços de transporte aéreo médico. A causa do acidente ainda está sendo investigada. Apesar de cair bem perto dos carros que trafegavam pela via, nenhum automóvel foi atingido.