Mojtaba Khamenei nega ataques do Irã contra Omã e Turquia

Novo guia supremo afirmou que Israel está planejando 'semear discórdia'

20 mar 2026 - 14h55
(atualizado às 15h04)

O líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, negou que a República Islâmica tenha atacado a Turquia e Omã, alegando que se trataria de um "plano" orquestrado por Israel.

Novo guia supremo afirmou que Israel está planejando 'semear discórdia'
Novo guia supremo afirmou que Israel está planejando 'semear discórdia'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Gostaria de lembrar que os ataques contra Turquia e Omã, ambos países que mantêm boas relações conosco, não foram realizados de forma alguma pelas Forças Armadas do Irã ou por outras forças da frente de resistência", afirmou o guia supremo em uma mensagem atribuída a ele e divulgada pela agência de notícias Fars, afiliada à Guarda Revolucionária Islâmica.

Publicidade

Sucessor de Ali Khamenei, morto há quase um mês em um bombardeio conjunto entre Estados Unidos e Israel, Mojtaba acrescentou que as ofensivas fariam parte de "um plano que o inimigo sionista está implementando para semear a discórdia" entre países vizinhos.

Autoridades turcas declararam, nas últimas semanas, que três mísseis lançados a partir de Teerã foram interceptados pelo sistema de defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enquanto se dirigiam ao seu espaço aéreo. Mascate, por sua vez, também relatou uma série de ataques contra portos e infraestrutura energética.

Na mensagem divulgada nesta quarta-feira por ocasião do Ano Novo Persa, o Noruz, e lida em seu nome na televisão estatal, Khamenei afirmou que, "graças à unidade que se criou, o inimigo foi derrotado, apesar de todas as diferenças de origem religiosa, intelectual, cultural e política".

O novo líder supremo iraniano assumiu o cargo após a morte de seu pai. No entanto, Mojtaba ainda não apareceu publicamente e, de acordo com os Estados Unidos, teria sido "provavelmente desfigurado" em uma ofensiva. .

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações