Meloni busca gás na Argélia em meio a crise no Oriente Médio

Premiê da Itália visitou capital do país em meio à tensão no Oriente Médio

25 mar 2026 - 12h11

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, realizou nesta quarta-feira (25) uma visita oficial a Argel, capital da Argélia, onde se reuniu com o presidente Abdelmadjid Tebboune para discutir o fortalecimento das relações bilaterais e do fornecimento de gás.

    A visita ocorre em meio à turbulência nos mercados internacionais de energia devido à guerra no Oriente Médio.

Publicidade

    Em declarações conjuntas à imprensa, Meloni afirmou que Itália e Argélia decidiram aprofundar sua cooperação estratégica, especialmente o desenvolvimento de novas frentes no setor energético.

    "Decidimos fortalecer nossa sólida cooperação, incluindo o trabalho em novas frentes, como gás oceânico e offshore", declarou ela, enfatizando que essas iniciativas contribuirão para reforçar o fornecimento de gás, em um contexto internacional marcado por instabilidade.

    Meloni destacou ainda que, nos últimos anos, os dois países estão trabalhando para consolidar uma relação bilateral mais sólida e produtiva. Segundo ela, o vínculo entre Itália e Argélia "nunca foi tão estável e frutífero".

    "Estou convencida de que a cooperação entre a Itália e a Argélia pode representar, cada vez mais, um modelo a ser seguido", enfatizou ela, acrescentando que, "entre as muitas áreas de cooperação, a energia é certamente uma delas".

Publicidade

    A premiê italiana também ressaltou o papel de grandes empresas estatais e privadas dos dois países, ENI e Sonatrach, o que permitirá fortalecer o fluxo de fornecimento de gás da Argélia para a Itália.

    Além da área energética, Meloni anunciou a intenção de criar uma Câmara de Comércio Itália-Argélia, descrita como um instrumento permanente para estimular e organizar as relações econômicas entre os dois países. A iniciativa busca liberar o potencial ainda inexplorado nas trocas comerciais e nos setores produtivos de ambas as nações.

    Por fim, ela informou que está em preparação uma nova cúpula intergovernamental entre Itália e Argélia, que deverá ser realizada em breve.

    Por sua vez, o presidente argelino agradeceu a premiê italiana pela "colaboração estratégica em todas as áreas de interesse mútuo" e reafirmou o compromisso de seu país em honrar todos os acordos estabelecidos, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de energia.

    Além da pauta energética, o encontro abordou temas geopolíticos relevantes, como as situações no Irã, no Líbano, na Faixa de Gaza e as relações com a Líbia, país que compartilha uma extensa fronteira com a Argélia. A guerra na Ucrânia também esteve entre os assuntos discutidos. .

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se