Megaexplosão lança 'nuvem cogumelo' no céu de Beirute, no Líbano; veja

Uma forte explosão atingiu a capital do Líbano, Beirute, nesta terça-feira (4/8), deixando dezenas de feridos; veja o momento da explosão no vídeo.

4 ago 2020 - 13h37
(atualizado às 14h36)
Segundo a AFP, a explosão deixou dezenas de feridos
Segundo a AFP, a explosão deixou dezenas de feridos
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Uma forte explosão atingiu a capital do Líbano, Beirute, nesta terça-feira (4/8).Segundo os relatos e vídeos que circulam em redes sociais, ela ocorreu na área portuária da cidade.

Vídeos mostram uma enorme nuvem em formato de cogumelo sendo formada após a explosão, além de uma enorme destruição.

Publicidade

A agência de notícia Reuters diz que pelo menos dez pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na explosão, segundo fontes de segurança do Líbano. Os números de mortos e feridos são preliminares e devem ser atualizados.

As causas da explosão ainda não foram esclarecidas. Fotos mostram que dezenas de quilômetros foram atingidos e diversos incendios ainda estão sendo apagados pelos bombeiros. Relatos dão conta de que prédios balançaram e vídros quebraram a dezenas de metros do local — aparentemente diversos edifícios sofreram danos estruturais.

O ministro da saúde do Líbano, Hamad Hasan, falou que há muitos feridos e que o estrago causado pelo episódio foi extenso.

A Cruz Vermelha no Líbano disse que está recebendo milhares de chamadas em seu número de emergência e pediu para que apenas liguem para o número em casos graves.

Publicidade

Hospitais estão recebendo dezenas de pessoas atingidas pela explosão.

Um médico do hospital St. Joseph, a menos de 2km da explosão, disse ao jornal britânico The Guardian que dezenas de pessoas que estavam sendo trazidas para serem tratadas não puderam ser atendidas porque o hospital tinha sido destruído.

"Estão trazendo pessoas, mas não podemos tratá-las. Estão deixando-as fora, na rua, porque o hospital está destruído, o Pronto Socorro foi destruído", disse ele.

Momento de tensão

O episódio aconteceu em um momento delicado para o país, quando o colapso econômico está reacendendo antigas tensões políticas. Diversas manifestações têm tomado as ruas nos últimos dias contra a forma como o governo tem lidado com a crise econômica, que é a pior desde a guerra civil (entre 1975 e 1990).

O país também aguarda ansiosamente um julgamento, na sexta, sobre a morte do ex-primeiro-Ministro Rafik Hariri em 2005. Os suspeitos do assassinato, feito com um carro bomba, serão julgados por um tribunal da ONU nesta semana.

Publicidade

Também há tensão na fronteira com Israel. O país vizinho afirmu semana passada que impediu uma tentativa do grupo político e paramilitar Hizbollah, sediado no Líbano, de se infiltrar em território israelense.

A explosão aconteceu na área portuária da cidade
Foto: Reuters / BBC News Brasil
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se