Lula e Von der Leyen celebram acordo histórico entre UE e Mercosul

Europeia disse que sucesso das negociações foi 'resultado de uma geração'

16 jan 2026 - 15h43
(atualizado às 15h54)

Faltando apenas um dia para a assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Líder europeia disse que sucesso das negociações foi 'resultado de uma geração'
Líder europeia disse que sucesso das negociações foi 'resultado de uma geração'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Na coletiva de imprensa realizada durante o encontro, o petista destacou a importância do fortalecimento do multilateralismo e celebrou o desfecho positivo das tratativas entre os blocos. O pacto será assinado neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, encerrando 25 anos de negociações.

Publicidade

"O acordo que será assinado amanhã, em Assunção, é bom para o Brasil, é bom para o Mercosul, é bom para a Europa. E é bom, e muito bom, sobretudo, para o mundo democrático e para o multilateralismo", afirmou Lula.

O mandatário acrescentou que os blocos "farão história ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo", reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 22 trilhões.

"O acordo prevê dispositivos que incentivam empresas europeias a ampliar seus investimentos. Nossa parceria vai contemplar cadeias de valor estratégicas para a transição energética e a transição digital. Este pacto vai além da dimensão econômica", disse Lula, complementando que "mais comércio e mais investimentos significam novos empregos e oportunidades".

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recordou que inúmeros negociadores e líderes trabalharam ao longo das décadas para viabilizar o acordo, mas ressaltou que o resultado final das tratativas é o "resultado de uma geração".

Publicidade

"É um dia verdadeiramente especial. Entre nossas regiões e nossos povos, o melhor ainda está por vir. A assinatura de amanhã será apenas o primeiro passo", declarou a líder europeia, acrescentando que a parceria comercial "envia uma mensagem poderosa".

Von der Leyen avaliou ainda que o comércio internacional "não é um jogo de soma zero", já que "todos podem e devem se beneficiar dele", e manifestou sua ambição por um mundo que "funcione com base na confiança e no trabalho em equipe".

"A liderança política, o compromisso pessoal e a paixão que o senhor [Lula] demonstrou nas últimas semanas e meses, meu caro presidente, são realmente extraordinários. Obrigada por sua condução habilidosa durante as negociações e por viabilizar a entrega deste acordo histórico", afirmou.

A cerimônia que marcará a assinatura oficial do pacto não contará com a presença de Lula. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se