Líder da Coreia do Norte diz que congresso do partido revelará planos para dissuasão de guerra nuclear, informa KCNA

27 jan 2026 - 19h03

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que o próximo congresso do governista Partido dos Trabalhadores revelará os planos ‌da próxima etapa para fortalecer ainda mais a dissuasão de ‌guerra nuclear do país, informou a agência de notícias estatal KCNA na quarta-feira (horário local).

Kim dirigiu um teste bem-sucedido de um sistema de lançamento de foguetes múltiplos de ‍grande calibre nesta terça-feira, disse a KCNA. O exercício demonstrou melhorias significativas no poder de ataque, na mobilidade e na precisão da arma, segundo a ‌agência.

Publicidade

É uma política importante do Partido dos ‌Trabalhadores desenvolver uma capacidade ofensiva confiável e uma estratégia de dissuasão para impedir uma tentativa do inimigo de desencadear um conflito armado, disse ele.

"Esse teste será uma fonte de agonia mental excruciante e uma séria ameaça para as forças que tentarem provocar um confronto militar conosco", disse Kim.

Nesta terça-feira, a Coreia do Sul e o Japão condenaram o lançamento de possíveis mísseis balísticos de curto alcance pela Coreia do Norte em direção ao mar ao largo de sua costa leste. Os norte-coreanos têm desafiado uma proibição da Organização das Nações Unidas contra o desenvolvimento de mísseis balísticos.

Kim não ‌entrou em detalhes sobre seu comentário a respeito do próximo congresso do partido governista, que deverá ocorrer nas próximas semanas. O país não anunciou as datas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações