Justiça absolve Kirchner de acusação de lavagem de dinheiro

5 jun 2023 - 18h04
(atualizado às 18h13)

A Justiça da Argentina absolveu nesta segunda-feira (5) a vice-presidente do país, Cristina Kirchner, de uma acusação de lavagem de dinheiro.

A sentença, que foi assinada pelo juiz Sebastián Casanello, menciona a ausência de pedidos acusatórios específicos por parte de promotores e denunciantes.

Publicidade

O magistrado ainda destacou em sua decisão que "o procedimento realizado não fere o bom nome e a reputação" da vice-presidente argentina.

Casanello também confirmou na sentença que sua decisão coincide com a opinião do procurador Guillermo Marijuan e com a posição dos órgãos que apresentaram a denúncia (UIF e Afip), mas que aceitaram a extinção do processo.

Kirchner foi acusada de estar envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro em uma ação conhecida como "a rota do dinheiro K". A investigação começou há mais de uma década e tem como foco principal o empresário Lázaro Báez, condenado a 10 anos de detenção.

No fim de 2022, a vice-presidente foi condenada a seis anos de prisão por corrupção. Além da pena de reclusão, a sentença também prevê a inelegibilidade da ex-mandatária. .

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se