A polícia italiana informou nesta terça-feira (31) que, poucas horas antes do roubo das pinturas em Traversetolo, um trator foi furtado de uma fazenda localizada a algumas centenas de metros do museu onde estavam as obras dos franceses Auguste Renoir, Paul Cézanne e Henri Matisse.
De acordo com os proprietários do veículo, os criminosos, que podem ter sido os mesmos que invadiram a chamada "Villa dei Capolavori" ("Mansão das Obras-Primas"), também levaram um extintor de incêndio.
O crime na fazenda ocorreu às 23h, enquanto o alarme do museu foi ouvido por moradores da região por volta das 2h30. O trator foi encontrado abandonado em uma área próxima na manhã seguinte.
As forças de segurança acreditam que o veículo pode ter sido usado pela quadrilha para atravessar os campos, chegar ao portão por onde se suspeita que os criminosos entraram no museu e também para facilitar a rota de fuga.
O extintor de incêndio, por sua vez, pode ter sido utilizado para arrombar uma entrada e ainda não foi localizado.
Coordenados pelo Ministério Público de Parma, os carabineiros emilianos seguem à procura da quadrilha, composta por pelo menos quatro pessoas, e das três obras roubadas da coleção privada mantida pela Fundação Magnani-Rocca: Les Poissons ("Os Peixes"), óleo sobre tela de Renoir datado de 1917; Natureza morta com cerejas (1890), de Cézanne; e Odalisca na varanda (1922), uma água-tinta sobre papel de Matisse. .