Hamas diz que vai analisar possível erro após Israel afirmar que um dos corpos não é de Shiri Bibas

Grupo devolveu os corpos de quatro reféns a Israel nesta quinta-feira, 20; identificação de três deles foi confirmada

21 fev 2025 - 09h14
(atualizado às 09h31)
Hamas entrega corpos de bebê e outros 3 reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo
Video Player

O Hamas disse nesta sexta-feira, 21, que vai analisar a possibilidade de um erro ou de que restos humanos tenham sido misturados após Israel afirmar que um dos corpos devolvidos não é de Shiri Bibas, a mãe de origem argentina sequestrada pelo grupo terrorista.

Na quinta-feira, 20, Israel informou que nenhum dos quatro corpos de reféns devolvidos de Gaza correspondia a Shiri Bibas. Já a identificação dos corpos de seus filhos, Ariel e Kfir Bibas, foi confirmada.

Publicidade

"O corpo adicional não é o de sua mãe, Shiri, nem o de nenhum outro refém israelense" como havia reivindicado o grupo terrorista, afirmou o Exército em nota, exigindo que o Hamas devolva o corpo de Shiri Bibas.

"Pedimos ao Hamas que devolva Shiri Bibas, bem como todas as pessoas sequestradas", escreveu o porta-voz do exército israelense Avichay Adraee no Telegram.

Israel ainda afirmou que Ariel e Kfir foram "assassinados brutalmente em cativeiro" e não devido a bombardeios contra a Faixa de Gaza, como afirma o Hamas. O grupo anunciou, em novembro de 2023, que Shiri Bibas e seus filhos haviam sido mortos em um bombardeio israelense.

Hamas entrega corpos de quatro reféns a Israel como parte do acordo de cessar-fogo
Hamas entrega corpos de quatro reféns a Israel como parte do acordo de cessar-fogo
Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

O Hamas devolveu os corpos de quatro reféns a Israel nesta quinta-feira. O grupo havia dito que os restos entregues eram os de Ariel e Kfir Bibas -- que tinham, respectivamente, 4 anos e 8 meses no momento do sequestro, em 7 de outubro de 2023 --; os de sua mãe, Shiri Bibas, de 32 anos; e os de Oded Lifshitz, de 83 anos. A família do refém Oded Lifshitz disse em um comunicado que seu corpo havia sido formalmente identificado.

Publicidade
Hamas entrega corpos de reféns em Khan Younis, sul de Gaza
Foto: Stringer / Reuters

Os quatro reféns foram capturados no kibutz Nir Oz, durante o ataque do Hamas ao sul de Israel, o qual desencadeou a guerra em Gaza. O marido de Shiri e pai das crianças, Yarden, também esteve em cativeiro, mas foi liberado no dia 1º de fevereiro em outra troca de reféns. (*Com informações da Reuters e do Estadão Conteúdo.)

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se