Guerra se intensifica com ataques mútuos de drones entre Rússia e Ucrânia; diplomacia está paralisada

A Rússia afirmou ter abatido 456 drones ucranianos durante a noite de domingo (9) para segunda-feira (10), em um dos maiores ataques já registrados contra o território russo desde o início da ofensiva de Moscou contra a Ucrânia, em 2022. Os drones foram interceptados sobre cerca de 15 regiões russas e a Crimeia anexada, segundo o ministério da Defesa russo.

10 ago 2026 - 07h28
(atualizado às 07h52)

No Tartaristão, no centro da Rússia, 13 pessoas morreram, incluindo uma criança, e cerca de 40 ficaram feridas em um ataque descrito pelas autoridades locais como "massivo". A ofensiva atingiu a cidade industrial de Nijnekamsk, situada a mais de 1.000 quilômetros da fronteira ucraniana.

Segundo o prefeito de Nijnekamsk, Radmir Beliaïev, instalações industriais e civis foram atingidas. De acordo com a imprensa russa, entre os alvos estava a importante refinaria de petróleo TANECO, pertencente ao grupo Tatneft. A refinaria processou 17 milhões de toneladas de petróleo bruto em 2024 e já havia sido atingida por um ataque ucraniano no início de junho.

Publicidade

De acordo com as autoridades do Tartaristão, os drones atingiram tanto áreas residenciais quanto instalações industriais. O Comitê de Investigação da Rússia abriu um inquérito por "atentado" e afirmou que as forças ucranianas tiveram como alvos um setor residencial e instalações industriais da cidade.

Conhecida como a "capital petroquímica" do Tartaristão, Nijnekamsk tem cerca de 240 mil habitantes e abriga refinarias de petróleo e uma importante indústria petroquímica. A cidade já havia sido atingida por drones ucranianos em 12 de junho. Na ocasião, o Estado-Maior ucraniano afirmou ter como alvo duas refinarias de petróleo. O ataque deixou quatro feridos e levou ao cancelamento das comemorações locais do Dia da Rússia.

O dirigente do Tartaristão, Roustam Minnikhanov, decretou dia de luto nesta segunda-feira.

Na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, uma mulher morreu depois que um drone atingiu uma residência na localidade de Novaia Tavoljanka, segundo as autoridades locais.

Publicidade

Diplomacia paralisada

A Ucrânia também registrou vítimas nas últimas horas. Na região de Kharkiv, no nordeste do país, cinco pessoas morreram em um ataque russo de artilharia contra uma área residencial de um vilarejo no distrito de Chuhuiv, segundo o gabinete do procurador-geral da Ucrânia. Em Kherson, no sul, uma pessoa morreu após um drone atingir um táxi, de acordo com o governador regional, Iaroslav Chanko.

Mais de quatro anos após o início da invasão russa em larga escala, a diplomacia permanece paralisada. Rússia e Ucrânia vêm ampliando os ataques de longo alcance, que atingem quase diariamente instalações de energia, logística, portos e infraestrutura de transporte e provocam um número crescente de vítimas civis.

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações