Greve contra Macri paralisa Argentina; bancos e exportações são afetados

25 jun 2018 - 11h08

Uma greve geral em protesto contra as políticas econômicas do presidente da Argentina, Mauricio Macri, paralisou o país nesta segunda-feira, afetando importantes atividades como a exportação de grãos e o sistema bancário.

Macri, durante entrevista em Buenos Aires, Argentina  16/5/2018 REUTERS/Agustin Marcarian
Macri, durante entrevista em Buenos Aires, Argentina 16/5/2018 REUTERS/Agustin Marcarian
Foto: Reuters

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), a principal central sindical da Argentina, convocou a greve de 24 horas junto com outros importantes grupos para protestar contra os ajustes na economia realizados pelo governo e pedir aumentos salariais em linha com a elevada inflação esperada para este ano.

Publicidade

Geralmente bastante engarrafadas, as ruas de Buenos Aires tinham trânsito leve nesta segunda-feira, devido à ausência do transporte público.

Na região de Rosário, onde se encontra o maior pólo agroexportador da Argentina, os embarques de grãos foram paralisados pela greve de trabalhadores do porto e de funcionários da alfândega.

"Não conseguimos exportar nada. Infelizmente, estará paralisado o dia todo", disse Guillermo Wade, gerente da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas (CAPyM).

Embora os mercados financeiros estejam funcionando, espera-se um dia com pouca atividade porque os trabalhadores bancários também aderiram à paralisação.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações