Fronteira entre Itália e França nos Alpes vira motivo de tensão

Roma reclamou de ação francesa no Monte Bianco

22 out 2020 - 14h59
(atualizado às 15h17)

A fronteira entre Itália e França no Monte Bianco (ou Mont Blanc, em francês), montanha mais alta dos Alpes e da Europa Ocidental, se tornou motivo de tensão nos últimos dias.

Área perto da Ponta Helbronner, no maciço do Monte Bianco
Área perto da Ponta Helbronner, no maciço do Monte Bianco
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A pedido do ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, a embaixada do país em Paris expressou formalmente seu "forte descontentamento" contra uma medida de proteção ambiental adotada pela França e que teria invadido territórios pertencentes à Itália.

Publicidade

A polêmica começou em 1º de outubro, quando a prefeitura do departamento da Alta Saboia instituiu uma reserva para proteger os "habitats naturais do Mont Blanc", ação que havia sido prometida pelo presidente Emmanuel Macron no início do ano.

A medida reúne uma série de iniciativas para proteger a montanha do turismo de massa e de práticas potencialmente danosas para o ambiente local, como pousos de aviões turísticos, excesso de parapentes e a ascensão de alpinistas mal equipados ou preparados.

O perímetro da zona de proteção cobre uma área de quase 3,2 mil hectares, incluindo o glaciar do Gigante, onde ficam o refúgio Torino e a estação Ponta Helbronner do teleférico Skyway, que parte da cidade italiana de Courmayeur. A Itália reclama soberania sobre esse território, com base em um tratado de 1860 entre o então Reino da Sardenha e o Segundo Império Francês.

"Tais medidas unilaterais, que não podem e não devem incidir sobre território italiano, não terão qualquer efeito e não são reconhecidas pela Itália", disse Di Maio a respeito da área de proteção ambiental francesa. Paris não se pronunciou oficialmente sobre a reclamação italiana, mas frontes diplomáticas afirmaram que o governo Macron ofereceu "máxima disposição para colaborar".

Publicidade

A polêmica, no entanto, virou cavalo de batalha da extrema direita nacionalista na Itália, que vê no presidente da França um de seus principais inimigos. Por meio de uma nota, o partido Liga, de Matteo Salvini, defendeu um recurso "aos tribunais internacionais para defender a soberania italiana".

"O contencioso sobre o Monte Bianco entre Itália e França deve ser resolvido de uma vez por todas. Apresentamos um questionamento ao ministro Di Maio para que ele proceda nessa direção. A anexação unilateral de uma parte simbólica da Itália pela França é um abuso. Onde está a Europa, tão celebrada por Macron?", diz o comunicado, divulgado nesta quinta-feira (22).  

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se