EUA podem retomar guerra com Irã a qualquer momento; 'estoque de armas preparado', diz Pentágono

Declaração foi feita pelo chefe da pasta, Pete Hegseth, que está em Singapura

30 mai 2026 - 07h24

Os Estados Unidos possuem um estoque de armas abastecido o suficiente para retomar a guerra com o Irã a qualquer momento, afirmou o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, neste sábado, 30. Segundo ele, se necessário, o conflito pode ser recomeçado devido às reservas de armas de Washington espalhadas ao redor do mundo.

Publicidade

A declaração foi feita por Hegseth em Singapura, que está no país para a principal cúpula de defesa da Ásia, o Encontro de Shangri-La.

Fontes em Washington indicaram na quinta, 28, que as partes haviam chegado a um acordo preliminar que incluía uma prorrogação de 60 dias da frágil trégua. No entanto, uma reunião de duas horas realizada na Casa Branca no dia seguinte não resultou em nenhum anúncio imediato.

"O Irã deve aceitar que nunca terá armas nucleares. O Estreito de Ormuz deve ser aberto imediatamente", e Teerã deve se comprometer a retirar as minas, declarou o presidente Donald Trump na rede social Truth antes da reunião do comitê.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baqai, "a troca de mensagens continua, mas nenhum acordo final foi alcançado ainda".

Publicidade

Além disso, ele negou que houvesse qualquer discussão no momento sobre a questão nuclear e defendeu o "status especial" do Estreito de Ormuz, uma passagem marítima fundamental para o trânsito global de hidrocarbonetos, atualmente bloqueada devido à localização geográfica nas águas territoriais do Irã e de Omã. /AFP

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações