EUA e Itália concordam em trabalhar juntos contra a disseminação de desinformação

17 abr 2024 - 16h49

Estados Unidos e Itália concordaram nesta quarta-feira em coordenar esforços contra a disseminação de desinformação e artigos falsos de governos estrangeiros. 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, fecharam o novo pacto em reunião durante cúpula de três dias dos ministros de Relações Exteriores do G7 na ilha de Capri. 

Publicidade

Ano passado, os EUA divulgaram uma avaliação de inteligência enviada a mais de 100 países acusando Moscou de usar espiões, redes sociais e imprensa estatal russa para corroer a confiança do público na integridade de eleições democráticas. 

Na semana passada, a Bélgica disse que seus promotores estavam investigando supostas tentativas russas de influenciar a próxima eleição do Parlamento Europeu. 

A Rússia negou repetidas vezes que tenha feito qualquer intervenção em eleições estrangeiras e disse no mês passado que não se intrometerá na votação de novembro de 2024 nos EUA. 

Um documento de oito páginas que descreve o acordo entre Itália e EUA informa que os dois países "estabelecerão e implementarão estratégias e práticas contra a manipulação de informação por Estados estrangeiros" e promoverão "transparência em financiamento e propriedade de mídia", incluindo o papel dos governos. 

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se