Rússia quer parar programa de destruição de armas nucleares

10 out 2012 - 14h25
(atualizado às 14h31)

A Rússia notificou o governo dos Estados Unidos que não deseja prolongar sua participação em um programa financiado por Washington com o qual destruiu milhares de ogivas nucleares, indicou nesta quarta-feira um funcionário russo de alto escalão.

O chamado programa Nunn-Lugar, existente desde 1992, expirará em maio de 2013 depois de ter sido renovado em 2006, lembrou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov. "Os americanos sabem que não queremos outra extensão", disse à agência Interfax o vice-ministro russo.

Publicidade

"Este acordo não nos convêm, ainda mais se for levado em conta que a situação mudou na Rússia, e que nossas capacidades financeiras foram reforçadas significativamente ", argumentou.

O programa tinha por objetivo conter os riscos derivados da implosão da URSS, favorecendo, com financiamento norte-americano, a reconversão das indústrias militares, a proteção das tecnologias sensíveis, e também a vigilância e a destruição de arsenais nucleares e químicos nos países da ex-União Soviética.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações