Após graves inundações na fronteira entre Nepal e China, 27 turistas estrangeiros, incluindo dois italianos, foram resgatados no Himalaia. A tragédia provocada pelas cheias do rio Bhote Koshi e deslizamentos já deixa mais de 330 mortos e cerca de 1.460 desaparecidos entre os dois países, sendo centenas deles estrangeiros. Operações de busca continuam ativas para localizar e prestar apoio aos atingidos no Nepal e no Tibete.
Dois cidadãos italianos foram resgatados com vida nesta quinta-feira (27) após as fortes inundações que atingiram a região de fronteira entre o Nepal e a China, na cordilheira do Himalaia.
Segundo informações divulgadas pelo Conselho de Turismo do Nepal (NTB), os resgatados são Lotumuw Stecano, de 30 anos, e Valurntina Piccintui, de 37.
Ao todo, 27 turistas estrangeiros foram encontrados nas áreas de Timure e Bhotekoshi, no distrito de Rasuwa, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres do Nepal (NDRRMA).
Entre os sobreviventes estão quatro cidadãos sul-coreanos, dois americanos e 13 indianos. O NTB também divulgou os nomes de oito turistas cujas nacionalidades ainda não foram confirmadas.
O resgate ocorre em meio a uma ampla operação de busca após as enchentes repentinas do rio Bhote Koshi, registradas na quarta-feira (26). O Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Nepal, a Polícia Turística e outros órgãos continuam trabalhando para localizar e confirmar a situação de turistas que estavam ou transitavam pelas áreas atingidas.
Mais cedo, a Unidade de Crise do Ministério das Relações Exteriores da Itália também anunciou que acompanha a situação em coordenação com as autoridades locais para verificar se ainda existem outros cidadãos italianos afetados pela tragédia.
As informações estão sendo verificadas por meio do Consulado-Geral da Itália em Calcutá, do Consulado Honorário em Katmandu e de operadores turísticos.
Até o momento, cerca de 130 cidadãos italianos que estavam na região já foram contatados.
A dimensão da tragédia, por sua vez, permanece incerta. De acordo com o balanço divulgado pelas autoridades locais, pelo menos 332 pessoas morreram e 910 estão desaparecidas no Nepal, incluindo 517 turistas estrangeiros.
Na região chinesa do Tibete, o deslizamento que atingiu o posto de fronteira de Gyirong deixou pelo menos três mortos e 558 desaparecidos, incluindo 260 estrangeiros.
Entre os estrangeiros ainda procurados estão 65 americanos, 53 ucranianos, 51 malaios, 35 australianos, 33 britânicos e 25 canadenses. Também há registros de desaparecidos de países como Alemanha, Rússia, França, Japão, Nova Zelândia, Bélgica, Espanha e Portugal.
A Índia está entre os nações com maior número de desaparecidos: 288 cidadãos indianos estão sem paradeiro conhecido após as inundações. .