Ataque com drones atinge embaixada dos EUA em Bagdá, capital do Iraque

Ataque aconteceu na madrugada deste sábado, 14; não há informações sobre possíveis feridos

14 mar 2026 - 07h56
Caso aconteceu na madrugada deste sábado, 14; não há informações sobre possíveis feridos
Caso aconteceu na madrugada deste sábado, 14; não há informações sobre possíveis feridos
Foto: Reprodução/X/@RapidReport2025

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, foi atingida por ataque de mísseis na madrugada deste sábado, 14. Segundo informações da Reuters, que confirmou o caso com fontes de segurança locais, o ataque gerou uma cortina de fumaça no local. Não foram fornecidos mais detalhes.

Essa embaixada é considerada uma das maiores instalações diplomáticas dos Estados Unidos no mundo, tendo sido alvo em meio à guerra promovida pelo governo Trump com o Irã. Até o momento, os EUA não se manifestaram sobre o ocorrido.

Publicidade

A tensão segue escalonando no Oriente Médio desde o último dia 28, quando os Estados Unidos bombardeou o Irã em ataque coordenado com Israel e matou o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. Motivados pelo “direito e dever legítimo” da vingança, o Irã contra-atacou, e o conflito segue.

Na sexta-feira, 13, por exemplo, Donald Trump afirmou que os Estados Unido bombarderaram a Ilha de Kharg, responsável por 90% do petróleo exportado pelo Irã e que até então não havia sido atingido pela guerra. Trump disse que teve a "decência" de não bombardear as instalações de pretóleo, mas pode mudar de posicionamento se o Irã continuar a bloquear a passagem de navior cargueiros pelo estreito de Ormuz, por onde é transportado cerca de 20% do petróleo exportado do mundo.

O presidente norte-americano ainda alegou que possui a força militar mais forte do mundo e que o Irã não tem condição de combatê-los. "O Irã não tem condições de defender qualquer alvo que nós desejarmos atacar. Não há nada que eles possam fazer sobre isso. O Irã nunca terá uma arma nuclear ou terá a habilidade para ameaçar os Estados Unidos, o Oriente Médio ou o mundo."

EUA confirmam morte de 6 militares em queda de avião no Iraque
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações