Paquistanesa é apedrejada por casar-se com homem que amava

Entre os agressores estão o pai, dois irmãos e um ex-noivo da vítima; Farzana Iqbal sofreu severos danos na cabeça e morreu no hospital

27 mai 2014 - 11h04
(atualizado em 29/5/2014 às 13h15)
<p>Polícia coleta evidências do crime próximo ao corpo de Farzana Iqbal, que morreu apedrejada pela própria família, próximo à Alta Corte de Lahore, em 27 de maio</p>
Polícia coleta evidências do crime próximo ao corpo de Farzana Iqbal, que morreu apedrejada pela própria família, próximo à Alta Corte de Lahore, em 27 de maio
Foto: Reuters

Uma mulher de 25 anos foi apedrejada até a morte por sua família do lado de fora de um dos principais tribunais do Paquistão nesta terça-feira, em uma chamada sentença de morte por “honra”, cujo motivo foi ter se casado com o homem que amava, disse a polícia.

Farzana Iqbal estava esperando a abertura da Alta Corte na cidade de Lahore, leste do país, quando um grupo de dezenas de homens a atacou com tijolos, disse o policial Umer Cheema.

Publicidade

O pai dela, dois irmãos e um ex-noivo estavam entre os agressores, disse ele. Farzana sofreu severos danos na cabeça e morreu no hospital, segundo a polícia.

Mutilação genital, apedrejamento e morte; saiba mais sobre a violência contra a mulher

Todos os suspeitos, exceto o pai, escaparam. Ele admitiu ter matado a filha, de acordo com Cheema, e afirmou que era uma questão de honra. Muitas famílias paquistanesas consideram que uma mulher se casar com alguém de sua própria escolha traz desonra à família.

Farzana havia sido noiva de um primo, mas casou-se com outro homem, disse o policial. Sua família registrou uma acusação de sequestro contra ele, mas Farzana havia ido à Corte para argumentar que havia casado com ele por vontade própria.

Publicidade

Cerca de 1.000 paquistanesas são mortas todos os anos por suas famílias em nome da honra, de acordo com o grupo de direitos Aurat Foundation. Mas o número real é provavelmente muitas vezes maior, considerando que a fundação apenas registra dados baseados em registros de jornais. O governo não compila estatísticas nacionais.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se