Japonês ateia fogo ao corpo contra revisão da Constituição

29 jun 2014 - 06h53
(atualizado às 07h15)

Um homem ateou fogo ao corpo em uma passarela da estação de Shinjuku, em Tóquio, em protesto contra a reinterpretação da Constituição pacifista que o governo do Japão pretende realizar, informou a imprensa japonesa.

O homem, de entre 50 e 60 anos, utilizou um megafone para protestar contra as tentativas do governo para acabar com o caráter pacifista da Carta Magna japonesa, que proíbe qualquer ação armada se o país não for atacado previamente.

Publicidade

Após dizer as palavras de ordem, o manifestante ateou fogo ao corpo utilizando combustível que levava em duas garrafas de plástico enquanto centenas de pessoas contemplavam a cena, que aconteceu por volta das 14h (horário local, 2h em Brasília), informou o jornal "Asahi".

A polícia, que isolou a área, não deu detalhes do estado do homem depois que socorristas conseguiram apagar as chamas, embora segundo o mesmo periódico ele tenha sido levado com vida a um hospital com graves queimaduras no rosto.

O governo do primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, deve apresentar esta terça-feira os mecanismos com os quais modificará a interpretação do Artigo 9 da Carta Magna japonesa, que proíbe expressamente o uso da força para resolver disputas internacionais.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações