Piñera felicita Michelle Bachelet por vitória nas eleições

15 dez 2013 - 21h41
(atualizado às 22h23)
Bachelet vota no segundo turno das eleições
Bachelet vota no segundo turno das eleições
Foto: GettyImages / BBC Mundo

O presidente chileno, Sebastián Piñera, felicitou a opositora Michelle Bachelet pela vitória obtida neste domingo no segundo turno das eleições presidenciais, e se comprometeu a visitá-la nesta segunda-feira para iniciar as gestões para a transferência do poder em março próximo. Bachelet venceu por 62,15% dos votos sobre sua oponente de direita, Evelyn Matthei, que conseguiu 37,84% dos votos.

"Queria felicitá-la e admirá-la pela campanha de nove meses. Os chilenos se expressaram com clareza e lhe desejo o maior dos sucessos", disse Piñera a Bachelet através de um telefonema. "A senhora pode ter a certeza que de nossa parte vai ter uma atitude patriótica, porque além das diferenças, todos queremos o melhor para o Chile (...) Tomara tenhamos um grande governo a partir de março do próximo ano", acrescentou.

Publicidade

Bachelet assinalou: "Queremos o mesmo para o país, convido-o para vir a minha casa nesta segunda-feira. Não tenho a menor dúvida de que a partir de março farei o melhor dos meus trabalhos."

"Estou muito contente com o resultado, a partir do próximo ano vou ser a presidente de todos os chilenos e chilenas", acrescentou.

Piñera, que sucedeu a própria Bachelet há quatro anos, disse que no encontro desta segunda-feira abordará imediatamente com a candidata eleita as tarefas para a transferência do poder. "Esperamos, com isso, contar com o apoio de todos os setores", assinalou Bachelet.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações