Presidente da África do Sul cancela viagem a Moçambique

26 jun 2013 - 18h22
(atualizado em 27/6/2013 às 09h07)
Zindzi Mandela, filha do ex-presidente, esteve no hospital nesta quarta-feira
Zindzi Mandela, filha do ex-presidente, esteve no hospital nesta quarta-feira
Foto: AP

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, cancelou uma viagem que estava programada para Moçambique na quinta-feira, afirmou o governo nesta quarta-feira. O anúncio ocorre em meio ao quadro delicado de saúde do ex-mandatário e líder histórico sul-africano, Nelson Mandela, que permanece internado em estado grave, com infecção pulmonar.

Publicidade

Mais cedo, fontes citadas pela imprensa sul-africana informaram que Mandela estaria sendo mantido vivo com a ajuda de aparelhos. Aos 94 anos, Nelson Mandela está internado em um hospital de Pretória desde 8 de junho e há quatro dias está em estado crítico. Ele sofre de infecção pulmonar, uma doença que se agravou quando Madiba - como o ex-presidente é conhecido em seu país - esteve na prisão por 27 anos.

Os sul-africanos tem ido às centenas deixar bilhetes, flores e orações para Mandela em um muro que cerca o hospital de Pretória. Mensagens de melhoras, buquês e animais de pelúcia estão se amontoando no muro ao redor do complexo onde médicos estão tratando o ex-presidente. Uma parte do muro de tijolos foi coberta de bilhetes de homenagem por sua luta e sacrifício, inclusive os 27 anos passados em prisões do apartheid, que ajudaram a levar à primeira eleição de todas as raças do país em 1994.

"Sabemos que chegará o dia quando ele se irá, mas é tão difícil de aceitar", disse Patricia Ndiniza, 53 anos, corretora de imóveis que deixou um bilhete desejando a Mandela uma pronta recuperação. "Ele é um pilar para todos nós. Ele é nosso pilar de paz e reconciliação", disse nesta quarta-feira.

Publicidade

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se