Nelson Mandela passa terceiro dia em estado crítico

25 jun 2013 - 05h55
(atualizado em 27/6/2013 às 09h08)
Imprensa local destaca "situação crítica" de Mandela
Imprensa local destaca "situação crítica" de Mandela
Foto: Reuters

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, encara nesta terça-feira seu terceiro dia de hospitalização em estado crítico pela recaída de uma infecção pulmonar, enquanto o país está na espera por notícias sobre sua saúde e teme um desfecho fatal.

O estado do antigo estadista, que completa 95 anos no próximo dia 18 de julho, passou de "grave" para "crítico" no domingo passado, anunciou então o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Publicidade

A situação foi confirmada por familiares. "Ele está estável, sim, estável", disse à AFP Ndileka, neta de Mandela. Ao ser questionada se o avô permanecia em estado crítico, a neta respondeu: "sim".

Após uma segunda-feira sem novidades sobre a saúde de Mandela, os sul-africanos voltam hoje suas expectativas sobre aquele que é considerado por muitos como o "pai da nação".

O ex-advogado e amigo íntimo de Mandela, George Bizos, revelou hoje que no sábado passado não foi visitar o ex-presidente depois que Graça Machel - a esposa de Mandela - lhe comunicou que sua situação não era boa.

"Ela me disse que ele não estava muito bem, e eu aceitei", declarou Bizos ao jornal sul-africano The Star. "Ninguém é imortal. Devemos deixá-lo viver tanto quanto for possível", acrescentou o letrado e ativista de direitos humanos de origem grega.

Publicidade

A presença e a atividade dos jornalistas em frente ao hospital de Pretória diminuíram nesta manhã, após uma noite agitada na qual muitos repórteres transmitiram informações ao vivo da região, segundo a agência de notícias local Sapa.

Otsile Maenetja, 3 anos, observa mensagens de apoio na entrada do hospital em que Mandela está internado
Foto: AP

No hospital continuam chegando todos os dias flores e mensagens de apoio ao herói sul-africano. "Você vai se recuperar logo Papai Mandela. Sou pequeno e ainda necessito ver você. Desejo melhoras. Tino", diz a mensagem de uma criança em um dos cartões.

As filhas de Mandela e sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela, também compareceram ao centro médico ontem.

Graça Machel, sua atual esposa, não se separou praticamente de Mandela desde a sua internação no último dia 8 de junho. Desde dezembro, Mandela foi hospitalizado em quatro ocasiões.

Madiba - como Mandela é conhecido em seu país - sofre de forma recorrente com problemas respiratórios desde que passou 27 anos nas prisões do regime racista do apartheid.

Publicidade

Eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, sua liderança evitou um enfrentamento racial e garantiu a paz entre todos os grupos depois de mais de quatro décadas de racismo institucionalizado imposto pela minoria branca.

Com informações da AFP

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se